O Linkedin é uma rede social com foco profissional, muito propícia para a geração de negócios. Confira 5 passos e muitas dicas sobre diferentes estratégias comerciais que podem impactar seus resultados, da prospecção à venda! Vem comigo e se joga!

Transmita credibilidade

Na hora de falar sobre geração de negócios, nossa conversa será muito mais mão na massa do que aquele tipo de conteúdo voltado para a construção de um perfil bem feito para eventuais oportunidades, mas o assunto em comum é que, ainda que seu objetivo não seja participar de uma seleção de talentos, também precisa ter um perfil adequado para transmitir credibilidade, fator essencial para que o potencial cliente dê atenção ao que você tem a oferecer.

Se você morre de preguiça de Linkedin, tenho um conteúdo sob medida aqui com três passos fáceis e dica bônus para arrasar na sua apresentação pessoal e profissional.

Comece a ser mais atuante na rede

O Linkedin conta com uma plataforma própria para publicações, o Linkedin Pulse, destinado a  usuários que querem gerar conteúdos e disseminar conhecimento. Essa área é escolhida por super formadores de opinião, como Bill Gates, e grandes profissionais de destaque, conhecimentos como Top Voicers da rede social.

Essa é uma oportunidade para você escrever a partir da sua visão sobre determinados temas que podem ser de interesse de seus prospects, além de complementar seu lado profissional com humanização.

Estude seus potenciais clientes

Para realizar a prospecção, procure fazer o dever de casa: encontre a company page da empresa, analise colaboradores, áreas, cargos, vagas em aberto, como a empresa se posiciona, decisores e influenciadores, a fim de encontrar toda informação necessária para entrar em contato de uma forma mais segura e humanizada.

Ao pular esse estudo inicial, você corre o risco de realizar uma abordagem superficial, que renderá ao outro a sensação de perda de tempo e pouca relevância.

Ainda sobre prospecção, lembre-se de que os colaboradores das empresas geralmente migram de outras companhias similares, então ao olhar os perfis você pode, além de conhecer melhor com quem entrará em contato, encontrar novos potenciais clientes.

Conecte-se de forma humanizada

Embora seja uma rede social com foco profissional, cuidado ao adicionar pessoas de forma massificada e já chegar de cara oferecendo alguma coisa e propondo um negócio sem sequer conhecer a realidade da empresa.

Acompanha comigo: ao abordar de maneira artificial, você passa a ideia de que não fez o dever de casa, o que passa ao prospect a sensação de que precisará te explicar tudo do zero, o que toma tempo! E sejamos francos, vender é problema seu, o cliente quer a solução.

Uma dica tanto para esse primeiro contato quando para nossas relações serem mais saudáveis em todos os âmbitos é exercitar a empatia. Coloque-se no lugar de quem precisa do que você tem a ofertar, seja específico em sua abordagem e volte o foco aos benefícios que essa empresa terá ao fechar negócios com você. Esse contato precisa ser personalizado, porque é dessa forma que conhecemos as pessoas quando não estamos no ambiente de trabalho.

Outra dica para reforçar esse relacionamento é passar a prestigiar o conteúdo que a empresa e os colaboradores estão gerando no Linkedin, em vez de repetir contatos desesperados sugerindo o agendamento de uma ligação. Dessa forma, você novamente tira o foco da sua insistência e passa a mostrar atenção ao potencial cliente, afinal, a gente tende a reparar em quem nos prestigia!

No Linkedin fica muito claro o tipo de pessoa que só está na plataforma para vender, por isso ser esse tipo de profissional não é bom para sua imagem nem facilita o processo de vendas. O bom relacionamento precisa ter características de ganha x ganha, sem forçar a barra.

Venda com agilidade e assertividade

Conseguiu o contato do seu prospect? É hora de apresentar a solução de forma certeira! Para te ajudar, tenho um conteúdo sobre Pitch de Vendas, com passo a passo para apresentar qualquer ideia em um minuto e se comunicar de forma mais assertiva e convincente.

Espero que essas dicas te ajudem a encontrar grandes oportunidades e gerar mais negócios através do Linkedin. Boas vendas!

Escrever comentário sobre Vendas pelo Linkedin | 5 passos para gerar negócios