No último post, falamos sobre como fazer o planejamento de conteúdo para vídeos. Hoje, dando continuidade ao tema, vou apresentar a vocês os processos e ferramentas que utilizo para gerenciar a edição e aprovação dos vídeos para o YouTube, e também dar dicas sobre como gerir projetos com uma equipe remota. Vem comigo e se joga!

Na hora de gerar conteúdo para o canal, não estou sozinha. Eu sou responsável pela captação de imagens, mas tenho profissionais que me ajudam na hora da edição dos vídeos, criação de thumbnails, animações e vinhetas. Com mais pessoas envolvidas e processos geridos à distância, a gente precisa ter uma certa comunicação. Para nos auxiliar, temos algumas ferramentas que escolhemos de acordo com estes critérios:

  • Armazenamento em nuvem, para ter facilmente compartilhável;
  • Permissão para acesso de vários usuários ao mesmo tempo;
  • Rastreabilidade: possibilidade de fazer anotações e notificar os envolvidos;
  • Viável para acesso através do celular.

1.Trello

O Trello é bastante conhecido como uma ferramenta gratuita de gerenciamento de projetos e atividades, e para o nosso caso, está muito presente na etapa de edição de vídeos. Inicialmente, a gente utilizava o e-mail para essa comunicação, mas era difícil manter uma organização com essa troca. Já com o Trello, toda divisão do projeto em quadros foi feita pela Larissa, responsável pelas edições, de acordo com o processo que ela precisa para o trabalho, utilizando recursos nativos da plataforma, como listas, cartões, anexos e comentários.

Vale mencionar que quando faço a captação de vídeos, não gravo apenas um por vez. Procuro fazer blocos de 4 vídeos ou mais, dependendo do número de semanas que o mês tem. É por isso que para cada vídeo, utilizamos uma cor de cartão, como você pode ver acima. Assim, diferente do e-mail, conseguimos gerir várias informações em uma só interface.

Clique aqui para conferir mais detalhes de como organizamos os quadros.

2.Dropbox

Também gratuita, compartilhável e disponível na nuvem, o Dropbox é a ferramenta que utilizamos para compartilhar os vídeos e frames. Assim que capto as imagens, subo os arquivos do meu cartão de memória para o perfil, nomeando de 1 a 5 conforme a ordem em que serão publicados.

De forma complementar ao Trello, o Dropbox armazena e compartilha com a equipe os arquivos sem perder a qualidade e permite que todos os envolvidos possam acessá-los. 

3.WhatsApp

O aplicativo é gratuito, todo mundo tem, e funciona super bem para recados imediatos. Não utilizamos como ferramenta de gestão, somente para avisos, e a vantagem dessa ferramenta é permitir a criação de um grupo com a equipe para recados paroquiais, mas também a possibilidade de avisar de forma individual sobre algum ponto do projeto sem ter que sobrecarregar a caixa de mensagens de quem não tem envolvimento em um assunto específico.

Utilizando critérios de escolha tanto para a equipe quanto para as ferramentas, fica mais fácil gerir os seus conteúdos para vídeos com qualidade e leveza. Espero que essas dicas contribuam para a sua gestão! Até a próxima.

 

Escrever comentário sobre Como Fazer Gestão de Conteúdo para Vídeos com Trello, Dropbox e Whatsapp