Em um cenário repleto de incertezas, como se posicionar? O que postar? Como seguir atuando durante o período de distanciamento social?

Desde que se iniciaram as ações mais drásticas para contenção da pandemia do COVID-19 (Coronavírus), nos deparamos com um cenário de crise, por conta do isolamento necessário e consequentemente fechamento temporário de empresas.

As crises se caracterizam por três aspectos:

  1. Risco à organização
  2. Importância da tomada de decisão de curto prazo com mais agilidade
  3. Situação temporária

Essa última característica é muito importante: todo esse cenário de instabilidade chegará ao fim. As crises trazem com elas oportunidades para quem conseguir atravessá-las. Por isso, quero te ajudar com ações possíveis a serem tomadas para superar esse momento de incertezas e mudanças muito rápidas:

  1. Momento de intensificar o cuidado

A primeira ação a ser tomada é ter zelo e cuidado por nós mesmos, pelos nossos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Mostre que você está junto, está tomando as decisões e atitudes necessárias, comunicando de uma forma alinhada 360°, isto é, deixando todos na mesma página, em todos os meios possíveis de comunicação.

  1. Entenda o contexto e alinhe expectativas

Muitos de vocês têm me procurado para saber como seguir cumprindo as metas comerciais. Nosso contexto é de um consumidor que está preocupado com a saúde e a segurança própria e de entes queridos; comprar não é o foco da atenção do cliente, por isso é necessário rever metas a partir desse contexto. Esteja alinhado com essa jornada do seu cliente, para exercitar a empatia. Ir contra não vai ajudar sua empresa, seja coerente com tudo o que estamos vivendo.

  1. Seja coerente com seu tom de voz e mensagem

É o momento de se mostrar mais próximo, empático e acolhedor. Isso não significa deixar de falar sobre seu produto ou serviço, mas mostrá-lo através de uma mensagem mais humana, reforçando a seu cliente que ele pode contar com você.

  1. Reforce sua presença

Ser presente é ser visto, e quem é visto é lembrado. Os canais digitais são formas acessíveis para isso, estão sendo muito acessados e garantem que sua mensagem chegue de uma forma transparente.

Whatsapp, Instagram e outras redes sociais são ferramentas muito possibilitadoras para esse relacionamento. E se o seu cliente tiver o desejo genuíno de comprar e você se fizer presente, pode ter certeza que ele chegará até você.

  1. Possibilite a experiência

Esse momento é oportuno para adotar canais alternativos, ou seja, adaptar o que pode ser feito à distância, usar o delivery ou o e-commerce.

Alguns setores serão mais impactados que outros, mas se você tem uma escola, por exemplo, pense de que forma pode seguir ensinando seus alunos, seja com EAD ou lives.

Se sua empresa tem a possibilidade de entregar o produto que geralmente vende no local, avise seus clientes sobre isso, reforçando seu cuidado em levar até ele.

Já se você presta serviço, como uma clínica odontológica, por exemplo, é a oportunidade para reforçar o relacionamento, entregando seu contato direto para que o paciente fale com você em caso de emergência.  Sempre com a mensagem de adiar em vez de cancelar, e com o tom de voz coerente, acolhedor e positivo. Essa fase vai passar e em breve estarão juntos.

Ainda sobre experiência, marcas carismáticas e humanizadas vão conseguir se adaptar a esse cenário. Temos como cases a Ambev, Natura e O Boticário produzindo álcool gel para instituições de saúde, Casas Bahia e Itaú comunicando o adiamento de parcelas, entre outros tantos exemplos regionais e nacionais.

Pode ser uma boa hora para ofertar descontos e benefícios, sempre com o cuidado para não passar a ideia de desespero ou oportunismo, afinal garantir as vendas não pode lhe custar a credibilidade.

Pra fechar, podemos captar lições valiosas com essa crise sobre manutenção do negócio, fluxo de caixa, e planejamento e preparação para esses momentos que fogem ao controle. Por enquanto, seguimos aprendendo e se adaptando.

Nosso momento é de colaboração, união e distanciamento. Distantes a gente se une para que isso termine logo e todos voltem a ficar bem em um cenário mais otimista.

Espero que essa linha estratégica te ajude a encontrar oportunidades e que fiquem todos bem 🙏💙

Escrever comentário sobre Quarenta e Coronavírus – Estratégias para Marcas e Profissionais