Você sabe o que é um nicho de mercado e como criar um? Hoje quero compartilhar com você algumas técnicas para encontrar seu nicho e validar se suas estratégias estão direcionadas corretamente. Vem comigo!

Nicho de mercado é uma parcela de público com grande potencial específico que é pouco ou nada atendido, o que se torna uma oportunidade oculta dentro de um segmento amplo de negócios.

Para entender um nicho, utiliza-se a técnica de segmentação, que separa esse público em suas características, desejos e necessidades mais específicos, ocasionando maior conversão em vendas.

Mas atenção, por mais que em um mercado muito amplo haja maior concorrência, é importante validar o tamanho do nicho, que não pode ser pequeno demais para sustentar a estratégia de marketing da sua empresa.

A definição de nicho não está focada em quantidade, mas sim em soluções muito especiais. Um exemplo disso é o Google, que adotou uma estratégia de não-mercado (ENM) ao transformar qualquer empresa em potencial anunciante, criando soluções sob medida – inclusive para o bolso – para negócios de todos os tamanhos.

Outro exemplo de não-mercado é o Uber, que possibilita qualquer pessoa a se tornar motorista, desde que tenha os requisitos solicitados. Veja que se trata de um público muito grande para o qual antes não existia uma solução. E é por isso que tantas startups investem grande esforço no entendimento de demandas não atendidas. É nesses gaps do mercado que se encontram grandes oportunidades de negócio!

Na hora de identificar o seu nicho de mercado, existem alguns critérios que você pode levar em conta como a técnica de segmentação:

  1. Geográfica: não é uma técnica tão relevante para o mundo online, mas é super válida para negócios locais, pois mapeia onde o público mora, onde trabalha, por onde se desloca, que bairros, cidades ou regiões costuma frequentar.
  2. Demográfica: relevante para qualquer negócio, pois mapeia características como idade, gênero, ocupação, escolaridade, entre outros atributos que vão tornar a comunicação mais assertiva.
  3. Psicográfica: relaciona-se a públicos com valores, estilo de vida, comportamentos e causas parecidas. Ex.: causas ambientais, posicionamentos políticos, gostos musicais, entre outros.
  4. Comportamental: está relacionado aos hábitos de compra e consumo de determinado serviço dentro de um contexto. Ex.: serviço de turismo para quem viaja à trabalho.

Espero que com essas técnicas fique mais fácil encontrar o seu nicho de atuação e construir estratégias que funcionem para o seu negócio.

Escrever comentário sobre Nicho de Mercado | O que é e como criar