INFLUENCIADORES DIGITAIS | Ações e Parcerias

Influencers ou influenciadores digitais são pessoas que têm como profissão criar conteúdo, e inspiram o comportamento de sua audiência, inclusive na hora de comprar e consumir. A estratégia envolvendo marcas e esses profissionais é uma grande tendência para este ano, por isso hoje vou esclarecer as principais dúvidas sobre como iniciar o contato, planejar ações e gerar resultado com parcerias e publicações pagas.

Mesmo que você não tenha intenção de realizar uma ação com influenciadores digitais, é super importante para sua marca mapear e acompanhar esses profissionais, especialmente quem tem os valores e a personalidade alinhados com o que você vende e com o público que visa alcançar. Preste atenção especialmente nos micro influenciadores, aqueles que têm entre mil e dez mil seguidores, por exemplo. Eles não têm uma grande audiência, mas apresentam grande engajamento e autoridade.

Ao optar por uma parceria ou ação paga, os profissionais mais aptos para estabelecer relacionamento com influencers são das áreas de assessoria de imprensa e relações públicas, mas é super comum que meus alunos e seguidores do canal levantem dúvidas sobre critérios para avaliar, como anunciar e até qual a forma de iniciar uma conversa. Se você também quer saber mais, aí vão algumas dicas:

  1. Tenha um objetivo específico

Não é raro ouvir que a intenção da marca ao contratar um influencer é ganhar mais seguidores, mas o aumento desse número por si só não vai te gerar resultados. Tenha em mente um objetivo mais específico, que pode até ser aumentar a audiência, mas dentro de um segmento específico, com seguidores qualificados e alinhados com sua estratégia de marketing.

Você também pode ter como objetivo o lançamento de um produto, e para isso precisa de canais de comunicação para ampliar sua divulgação. Outro objetivo pode ser a venda, e nesse caso a autoridade e confiança do profissional com quem você vai se relacionar pode ser positiva para recomendar o produto e despertar o interesse da audiência.

Tenha muito claro o porquê, não vá só pela onda de fazer porque que todo mundo faz.

  1. Desenhe uma ação

Seja o envio de alguns produtos para review ou até uma experiência envolvendo sua marca, estabeleça qual será a ação, os prazos e todo cronograma envolvido. Melhor ainda se essa ação envolver um conteúdo diferenciado, que faça sentido em uma narrativa.

Formalize em contrato quem são os envolvidos e como será a divulgação, evitando crises desnecessárias e mal entendidos.

  1. Faça uma lista de possíveis influenciadores e analise com cuidado

Com um objetivo claro e a ação desenhada, fica mais fácil analisar sua lista de possíveis profissionais e definir com que influenciadores deseja entrar em contato. Antes dessa primeira conversa, analise a audiência quanto ao número de seguidores ou inscritos, e principalmente número de comentários, para avaliar o engajamento. Quando o perfil tem milhares de seguidores, mas pouca interação, pode ser que ele cresceu utilizando robôs e contas falsas, e nós queremos pessoas, não apenas volume.

Ainda sobre os comentários, avalie se são positivos, se há muitos negativos, se as pessoas têm dúvidas, se o influencer tem muitos haters e se toda essa atividade encontrada no perfil está condizente com que sua marca quer com a divulgação de determinado conteúdo.

Procure saber também sobre o histórico desse influenciador, tanto de conteúdo quanto a respeito da carreira, marcas que já foram parceiras, concorrentes diretos que já contrataram em outros momentos, etc.

  1. Estabeleça contato

Já definidos os influenciadores que deseja abordar, o primeiro contato deve ser estabelecido seguindo o que geralmente está indicado na BIO do profissional, que pode ser mais direto, como um número de WhatsApp, ou por meio de uma assessoria.

Ao enviar uma mensagem ou ligar, respeite o profissional que está do outro lado. Ele não é simplesmente alguém que vai receber seu produto e agradecer publicamente, mas sim, uma pessoa que tem como profissão gerar conteúdo de qualidade, o que é um grande desafio.

Se apresente brevemente e fale sobre o que você gosta no conteúdo, diferenciais e relacionamento com o profissional, mostrando que o conhece e que teve o cuidado de fazer uma análise. Essa etapa serve para um momento de identificação entre a marca e o influencer.

Informe em linhas gerais o que deseja, e pergunte como proceder para um contato mais detalhado sobre a ação. Nesse segundo momento, que geralmente acontece por email para uma comunicação mais profissional, informe seu interesse em enviar uma amostra ou propor uma ação, deixando espaço também para que a outra parte possa te apresentar os melhores caminhos.

  1. Garanta uma boa comunicação e alinhamento

Lembre que influenciadores são, antes de tudo, pessoas. Por isso garanta que, assim como a divulgação deles, a comunicação entre vocês seja também humanizada. Tenha em mente que não será só o contrato que protegerá as relações, mas sim a forma como você se posiciona e age enquanto pessoa e organização. Parcerias feitas entre quem pensa parecido e cria um vínculo bacana são mais duradouras e trazem resultados mais expressivos.

Realizar ações com influenciadores digitais ou pelo menos acompanhar a forma com que se portam é uma ótima estratégia para humanizar ainda mais sua narrativa como marca. Espero que essas dicas te ajudem e que suas ações tenham muito sucesso!

Escrever comentário sobre Influenciadores Digitais e Marcas | Ações e Parcerias