Como Medir Resultados de Marketing Digital (sem Vender pela Internet)

No post de hoje vamos responder uma das dúvidas mais frequentes no meu canal no Youtube: “Não tenho e-commerce, mas invisto em ações de Marketing Digital. Como posso medir os resultados se eu não vendo diretamente pela Internet?”

Oi, pessoal!

No post de hoje vamos responder uma das dúvidas mais frequentes no meu canal no Youtube: “Não tenho e-commerce, mas invisto em ações de Marketing Digital. Como posso medir os resultados se eu não vendo diretamente pela Internet?”

Se preferir, confira o vídeo na íntegra, diretamente do meu canal no Youtube.

Premissas do Marketing Digital

Antes de mais nada, precisamos entender que o Marketing Digital pode auxiliar sua empresa através de duas premissas:

  • Redução de Custos: investir em auto atendimento pela Internet para reduzir a despesa com call center, por exemplo.
  • Geração de Receita: ações de incentivo à compra e divulgação de produtos nas redes sociais, por exemplo.

Ao saber em qual premissa você está apostando, já começa a ficar mais claro a maneira correta de medir resultados.

Processo Manual

Outro ponto que precisa ter expectativas alinhadas, é o quão manual é o processo de mensuração e métricas de Marketing em ações de Digital que não se concluem na Internet (sem e-commerce). Como você usa a Internet para divulgar e incentivar vendas, mas até elas acontecerem, muita água vai rolar. Por isso é tão comum ficar em dúvida se foi o Outdoor ou a Campanha no Facebook que ajudou a elevar o faturamento em determinado mês.

A dica é DISCIPLINA. Entenda que muita coisa precisará ser anotada, equipes precisam ser treinadas e incentivadas a preencher relatórios e não haverá um painel único para reunir todas as informações.

As planilhas do Excel podem ajudar muito! Utilize-as para formatar seus próprios relatórios. Assim você terá liberdade para agregar dados e informações conforme fizer mais sentido para a sua estratégia.

Também é possível usar softwares como CRM para auxiliar na compilação e gestão dos dados.

CRM

CRM ou Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente Definição é a gestão inteligente de dados de clientes e prospects (visitas, preferências, pontos de contato, endereço, etc.) para auxiliar equipes de vendas e marketing na gestão comercial e de pós vendas.

Exemplos: SalesForce, CRM Hubspot (gratuito), Zoho CRM (gratuito), Exact Sales.

Funil de Vendas

O funil de vendas nada mais é do que a representação da jornada de compra dos nossos clientes. Ele é composto por pelo menos 3 etapas: Busca, Interesse e Fechamento.

É muito importante que você consiga medir o número de contatos gerados, potenciais interessados e negócios fechados, ou seja, o objetivo de cada etapa. Fazendo isso você conseguirá identificar em qual ponto da estratégia está o problema (ou acerto) da operação, a etapa de atrair ou a estratégia comercial, por exemplo.

Para saber mais sobre Funil de Vendas, acesse o post com vídeo sobre Inbound Marketing.

Histórico

Uma forma de saber se as ações de Marketing Digital estão trazendo resultados é medir a evolução de cada etapa do funil a partir da implementação. O histórico cria um referencial, que é uma maneira de balizar nossas decisões.

O cuidado deve ser redobrado ao analisar os resultados e não somente na hora de coletar dados, o que é trabalhoso, porém mais simples. A análise deve ser capaz de excluir impactos externos como crises econômicas, problemas com o produto e a já anteriormente citada estratégia comercial, que é o momento do vendedor iniciar a negociação “olho no olho”.

Telefone

Para quem depende de telefone para realizar vendas, o esforço é saber qual ação de Marketing está trazendo as ligações. O site, as redes sociais, uma placa? Algumas dicas para ajudar a coletar dados e medir resultados:

Questionar: oriente sua equipe a perguntar como a pessoa interessada ficou sabendo sobre a empresa

Google Meu Negócio: utilize a ferramenta gratuita do Google para garantir que seu número de telefone seja encontrado e receba em seu e-mail um relatório mensal super completo. Para saber mais, confira o post com vídeo sobre Google Meu Negócio.

Diferentes Linhas: uma dica é usar diferentes linhas telefônicas para cada ação ou canal. No site utilizar uma linha, em placas outra, campanhas pagas outra, etc. Assim é possível saber a origem do interesse sem questionar o cliente.

Espero que tenham gostado do post! Até a próxima :)

Escrever comentário sobre Como Medir Resultados de Marketing Digital (sem Vender pela Internet)