MARKETING PARA PRESTADORES DE SERVIÇO | Estratégias que Funcionam

Se você é prestador de serviço, autônomo ou empreendedor e quer saber mais sobre estratégias de marketing que funcionam e sobre como usar as redes sociais para ter sucesso, vem comigo e se joga!

1.Intangibilidade

Para conseguir pensar em formas de gerar resultados, é importante entender melhor o que diferencia produtos e serviços. A primeira característica é a intangibilidade. Diferente de uma camiseta, o serviço não é algo físico, e sim um conjunto de processos. Para mostrar ao seu potencial cliente o que você faz, é preciso que esses processos sejam apresentados de forma primorosa por meio da construção de marca e do seu marketing pessoal.

No marketing de serviços, você não está sendo analisado apenas pelo trabalho que presta, mas sim pela sua pessoa como um todo. Portanto, cuide bem da sua imagem, poste nas redes sociais coisas que sejam coerentes a forma como você deseja ser percebido e reforcem que você tem conhecimento e propriedade sobre o que executa. O vídeo sobre o que postar pode te ajudar com esse planejamento de conteúdo.

Para mostrar o seu expertise, uma estratégia é fazer postagens um pouquinho mais técnicas. Elas não terão por objetivo trazer um grande engajamento, mas afetarão a percepção sobre suas qualidades profissionais.

Outra forma de tangibilizar sua autoridade no assunto e vontade de ser cada vez melhor é compartilhar cursos, certificações e eventos dos quais participa.

2.Perecibilidade

Diferente dos produtos, os serviços não podem ser estocados. Um exemplo disso são os quartos de hotel. Uma vez que ninguém tenha feito uso daquela diária, não há como voltar atrás. Entenda então que para quem presta serviço o recurso mais precioso é o tempo. Por isso é fundamental ter uma excelente gestão de tempo e, ao atender um potencial cliente, aproveitar ao máximo esse momento que é único.

Uma forma de valorizar o seu tempo é falar sobre sua agenda cheia e mostrar que nem sempre está acessível. Essa comunicação pode criar o senso de urgência e oportunidade e garantir que algum cliente meio reticente feche com você.

3.Variabilidade

Um serviço, por mais que tenha processos muito claros, não tem a mesma padronização que um produto físico. Nesse sentido, os cursos e certificações sobre os quais falei acima ajudam a passar a percepção de que você utiliza alguma metodologia, uma forma de garantir a qualidade de cada trabalho.

4.Inseparabilidade

O serviço é prestado e consumido simultaneamente, o que causa um certo receio ao cliente em potencial. Para romper essa barreira de “contratar sem saber”, mostre seus serviços sendo prestados nas redes sociais. Se você tem um consultório odontológico, por exemplo, além de exibir os diferenciais, compartilhe imagens da sua sala de espera, dos materiais que utiliza e dos procedimentos. Essas publicações amenizam algumas objeções e reforçam a confiança ao contratar o seu serviço.

Outra forma legal de aproximar o público do seu trabalho é oferecer alguma experimentação, seja uma aula gratuita, uma avaliação ou pequena amostra dos benefícios que pode oferecer.

5.Participação do Cliente

Não existe prestação de serviço sem o cliente estar ali de alguma forma. Você depende dele, por isso é preciso ter foco total em sua satisfação. Mostrar depoimentos de clientes satisfeitos e apresentar um material de apoio profissional, faz com que percepção da qualidade do seu trabalho seja positiva. Atenção também aos detalhes: suas instalações, sua proposta comercial, o ambiente em que atende… Tudo deve estar cuidadosamente alinhado para atender e até superar as expectativas.

Pra fechar, a percepção de valor também é diferente quando não trabalhamos com produtos. Por isso, tenha certeza de estar precificando seu serviço de forma coerente com seus objetivos. Lembre-se: não é sobre ser o mais barato, e sim sobre ter uma estratégia de precificação que faça sentido. O vídeo sobre quanto cobrar pode te ajudar a entender como o preço afeta a percepção de valor.

Espero que com essas dicas você consiga ter um planejamento de conteúdo assertivo e construir um cronograma que te ajude a comunicar seus serviços e vender mais!

Escrever comentário sobre Marketing para Prestadores de Serviço | Estratégias que Funcionam