TRABALHAR COM MARKETING DIGITAL | CORRA ATRÁS DOS SEUS SONHOS!

É cada vez mais comum encontrar pessoas que amam o Marketing Digital, se apaixonam pela área, mas me contam que se sentem muito velhas para envolver o digital em suas profissões atuais, mudar de carreira ou ingressar no mercado de trabalho ao lado de profissionais mais jovens.

Será que é tarde demais?

Seja qual for a sua profissão, é de grande importância amar o que faz. É a única maneira de ser realmente bom e feliz naquilo que nos propomos a fazer. Maya Angelou, uma poetisa que adoro, diz que sucesso é gostar de quem você é, do que faz e como faz aquilo que ama. Isso pra mim faz total sentido!

As coisas nem sempre são estáticas na vida. É natural que as pessoas evoluam e descubram interesses diferentes, e isso tem tudo a ver com o Digital. A tecnologia transforma a maneira como a gente se relaciona, vive e consome, e se isso tem cada vez mais importância, é natural que muitos profissionais pensem em migrar de área ou até envolver os meios on-line em suas profissões atuais. Um exemplo de profissional que passa por isso é o produtor de vídeos. A função em si é antiga, mas ele precisou se adaptar a novas maneiras de apresentar a narrativa e a novas plataformas, como o Youtube.

E quando a carreira atual não parece combinar com seu objetivo?

Um dos profissionais que me levantou essa dúvida sobre migrar de área foi um médico que se apaixonou por marketing digital. As duas profissões parecem não ter a ver, mas a verdade é que ele conhece muito bem seu público-alvo e outros profissionais de saúde, o que pode gerar uma ótima oportunidade para ofertar serviços para esse público, que já confia e segue suas recomendações. Isso me leva à primeira grande dica:

  1. Valorize sua trajetória profissional

Será mesmo que sua bagagem atual de conhecimento não tem nada a oferecer? Como no caso do médico, talvez você já tenha uma série de pontos fortes e precisa se dar um pouco mais de crédito e entender que tudo o que te trouxe até aqui, de alguma forma, pode contribuir para o seu futuro. Unir duas áreas diferentes, uma que você domina e outra que precisa aprender, pode ser um jeito excelente de planejar a transição.

  1. Faça um planejamento

Para deixar de ser apenas sonho e se tornar um objetivo concreto, mapeie com prazos tudo o que você precisará fazer para alcançar o que deseja. Precisará manter duas profissões ao mesmo tempo? Contará com ajuda financeira? Como pagará as contas durante o período de transição?

Entenda que encontrar o que gosta de fazer é valioso, e seja coerente com isso. Planejar e colocar em prática conforme o cronograma é essencial pra não ficar só na vontade.

  1. Estude e corra atrás

Não tem outro jeito. Para você trabalhar com marketing digital, vai precisar buscar conhecimento. Isso não significa necessariamente começar uma nova graduação, até porque o perfil de formação desse profissional é bem variado, mas você pode cogitar uma pós-graduação ou até um curso que não seja tão extenso, para validar se é isso mesmo que quer fazer e ter flexibilidade nesse momento de mudança.

Importante lembrar também que o Digital não envolve só as ferramentas. Se você se sente mais feliz e seguro na parte de planejamento, pode por exemplo buscar entender melhor sobre desenvolvimento de estratégias e gestão de equipe, e complementar seu trabalho com alguém que esteja mais familiarizado com as configurações de campanha. Estabelecer suas prioridades vai te dar um norte de por onde começar.

  1. Foque em seus pontos fortes e diferenciais

Em vez de se achar velho demais ao se comparar com uma geração que nasceu quando já existia internet, lembre que o Digital também envolve relacionamento com pessoas, gestão e uma série de atributos que a maturidade te ajuda a desenvolver, e talvez os muito jovens ainda não tenham.

O livro Blink (resenha aqui) fala justamente sobre a importância da experiência para nos ajudar a tomar decisões mais intuitivas e certeiras. Saiba enaltecer esse diferencial, que com certeza pode contribuir muito para os profissionais, marcas e consumidores com quem você vai trabalhar.

  1. Mão na massa

Tenha convivência com pessoas da sua nova área. Converse, pergunte, peça dicas! Com esse relacionamento, pegue alguns trabalhos aos poucos para ganhar experiência e ter novos insights. O marketing digital envolve muita prática, por isso é essencial que você navegue pelas ferramentas, faça testes e se divirta com as descobertas.

Tudo é difícil até se torne fácil. Talvez o primeiro contato seja complicado, e a curva de aprendizado te exija um esforço enorme, mas acredite, conforme você for aprendendo, tudo fica mais tranquilo. Pegue leve com você durante esse processo, mas não esqueça que vontade não tem idade! Seguir seus sonhos e lutar por aquilo que acredita é o caminho para ser mais feliz. Vem comigo e se joga!

Escrever comentário sobre Trabalhar com Marketing Digital | Como Começar e Transição de Carreira