NEGÓCIOS LOCAIS | Estratégias de Marketing que Funcionam

Seja você um prestador de serviço ou uma loja física, existem várias estratégias de marketing digital que funcionam para a divulgar e atrair potenciais clientes para negócios locais.

Google Meu Negócio

A primeira dica é criar a sua página no Google Meu Negócio. Essa ferramenta é gratuita e ajuda a posicionar o seu estabelecimento no Google mesmo sem ter site ou investir em anúncios. Com ela, é possível exibir seu endereço, horário de atendimento, telefone, fotos e até um TOUR 360º. Além de dispor essas informações, você recebe algumas métricas de resultado por email, com excelentes dicas para melhorar sua divulgação.

Facebook e Instagram

Caso você tenha uma página no Facebook, sinalize-a como negócio local também. Isso faz com que o algoritmo priorize a entrega do conteúdo para sua região de atendimento. Já no Instagram, onde a forma de navegar é diferente, é importante que na sua BIO você deixe claro a cidade ou região que atende, onde entrega, como ocorrem os pedidos. Do contrário, você pode atrair uma audiência que não é ideal para gerar resultados. Pode ocorrer também de um potencial cliente encontrar seu conteúdo na área Explorar e querer fazer um pedido, sem saber que não poderá ser atendido.

Na BIO, é interessante também incluir um link de contato para seu WhatsApp. É uma forma de facilitar a comunicação e as negociações comerciais.

Ainda no Instagram, procure sinalizar na arte ou no texto a sua localização, para deixar claro a quem consome o conteúdo que se trata de um negócio local. Você também pode usar hashtags com as cidades que atende e adicionar sua localização geográfica, o que agrega seu conteúdo no campo de busca por localização, atrai audiência qualificada e gera maior engajamento.

Ações com Influenciadores Digitais

Ao realizar ações com algum influencer, certifique-se de que a audiência dele seja local. Mesmo se for alguém da sua cidade, fazer parceria com alguém que tem influência nacional pode trazer uma audiência não qualificada para seu perfil.

Tanto para conhecer seu público, quanto dos influenciadores digitais com quem deseja realizar uma ação, fique de olho nas métricas de Instagram, Facebook, e do Google Analytics, caso você tenha site.

Caso você siga todas as dicas, mas perceba que tem grande atenção do público de outras regiões e até nacional, reflita se essa pode ser uma oportunidade para planejar seu crescimento e expandir sua estratégia comercial.

Escrever comentário sobre Negócios Locais | Estratégias de Marketing que Funcionam