Seja você artista plástico, músico ou escritor, contar com uma estratégia de marketing é importante para divulgar seu trabalho e estreitar o relacionamento com a sua audiência. Acompanhe cinco dicas práticas!

Quanto o assunto é marketing para artistas, é interessante entender alguns aspectos do comportamento do consumidor. Em relação a artistas plásticos, por exemplo, há o receio de não entender o suficiente de arte, o que é um grande desafio da comunicação direcionada à vendas. Já no mercado literário e na música, existe uma busca pela oportunidade de aparecer, mostrar o seu material, fazer com que ele crie interesse do público.

Pelo menos em seu conceito, a arte não é feita apenas para um público específico. Sabe-se que quanto mais comercial é a pegada, mais fácil agradar. Ainda assim, arte é expressão, o que dificulta a precificação e outros aspectos de mercado, já que estamos falando de algo que você sente e quer dividir com o mundo. Mesmo com essa relação estreita com sua obra, é possível nutrir também um comportamento empreendedor e seguir algumas estratégias para crescer com consistência, dentro da sua autenticidade.

1. Desenvolva a capacidade de se mostrar

Sei que mesmo para músicos, a timidez é um obstáculo na hora de aparecer, mas é importante construir um marketing de influência para mostrar às pessoas sua criatividade e potencial.

As redes sociais são uma forma gratuita e super democrática de mostrar o seu trabalho. Na música, por exemplo, há muitos exemplos de artistas que começaram no Youtube até conquistar o grande sucesso que têm hoje.

Artistas plásticos e escritores também podem contar com Instagram, Facebook ou plataformas específicas para o seu segmento, sempre se perguntando onde está seu público-alvo.

2. Acione sua rede de contatos

É comum que artistas me procurem pedindo dicas para crescer, e quando entro no perfil, só tem cinco seguidores. Mas cadê seus amigos? Familiares? As pessoas que te conhecem e acompanham seu trabalho no dia a dia? Comece por elas! São esses contatos próximos que vão falar bem de você e ajudar a aumentar gradativamente sua audiência.

3. Desenvolva seu marketing pessoal

Seja qual for o seu segmento, é essencial mostrar ao mundo quem você é, o que faz, no que acredita. O consagrado escritor Paulo Coelho, em muitas de suas entrevistas, atribui boa parte do seu sucesso ao fato de ter aparecido e de sua personalidade ter se tornado conhecida. Com uma marca pessoal fortalecida, sua literatura cresceu também.

No mercado da música, é comum ouvir de produtores que a primeira coisa que notam em um artista é sua capacidade de ser diferente. Esse é um grande desafio, mas também um ponto forte para o sucesso, porque quando a gente é diferente, não é comparado ao que já existe.

4. Mostre que as pessoas consomem seu trabalho

Seja com pequenos shows, envio do seu livro ou de sua tela para celebridades e influenciadores digitais, é importante mostrar que já existem pessoas acompanhando sua trajetória profissional. Isso gera credibilidade e desperta o interesse de quem ainda não te conhece.

5. Construa e fortaleça parcerias

Artistas plásticos podem buscar por parcerias dentro do seu mercado, com fotógrafos, designers, arquitetos e outros profissionais que têm acesso aos clientes. Nem sempre a melhor estratégia é buscar apenas o cliente final. Essas pessoas relacionadas ao seu negócio já estão em contato com o público, entendem um pouco melhor do assunto e podem recomendar sua arte.

Na música, você pode buscar colabs com artistas consolidados para te ajudar a construir a própria audiência, ou mesmo com pessoas que têm grande potencial, mas ainda não estouraram. Unindo o público delas com a sua, vocês estarão somando forças e crescendo juntos.

Essas foram algumas dicas para você que é artista poder contar com o marketing para ter um crescimento sólido e se tornar conhecido. Que seja o primeiro pontapé para todo sucesso que desejo a você!

Escrever comentário sobre 5 Estratégias de Marketing para Artistas – Literatura, Música e Artes Plásticas