COMO TER RESULTADO COM EMAIL MARKETING

Suas campanhas de email marketing não têm o resultado esperado? Essa é uma queixa cada vez mais comum. Por isso hoje vou te ajudar a entender e melhorar cada etapa da sua estratégia de emails para finalmente conquistar os resultados que espera.

Principais Métricas

Ao analisar os resultados das suas campanhas de email marketing, é importante ter três indicadores em mente: as taxas de abertura, cliques e descadastro.

Lista de emails: Quantidade x Qualidade

Outra premissa importante é desapegar da quantidade e se atentar à qualidade da sua lista de emails, buscando impactar quem realmente é seu potencial cliente e sinalizou interesse em receber suas atualizações. Se você não se preocupar com isso, estará fazendo SPAM, o que pode prejudicar muito o seu site, que aparece lá como domínio do email remetente. Ou seja: não adianta empurrar conteúdo para quem não quer receber. Combinado?

Para ter um cronograma de emails com qualidade, construa pautas com conteúdos ricos com base em estratégias de inbound marketing, que já foram tema de um vídeo lá no canal.

Agora sim, vamos aos dados!

Taxa de Abertura

Você tem uma lista saudável, investe em bom conteúdo, envia emails periódicos, mas descobre que sua taxa de abertura é menor que 10% a 15%, que é uma média geral. Isso significa que a cada 100 pessoas que recebem seu email, menos de 10 ou 15 talvez estejam abrindo para ler. Se a sua realidade é essa, talvez sua audiência não consuma tantos conteúdos por email, e valha a pena utilizar outras ferramentas para se comunicar, como redes sociais e mídia paga.

Se o seu público-alvo realmente consome email marketing, seu ponto de atenção pode estar no título. É ele quem despertará o interesse e a curiosidade de quem está com a caixa de entrada aberta. Para deixá-lo mais atrativo, vou te dar 3 dias:

  1. Utilize termos que tenham apelo e trabalhem com dor e benefício. Se o seu produto é algo sobre produtividade, por exemplo, você pode perguntar “Gostaria de ter mais tempo?” ou ir direto à solução: “Conheça formas de ser mais produtivo”.
  2. Invista também em outros gatilhos do neuromarketing, como urgência (últimas horas), escassez (só restam duas vagas) ou exclusividade (especialmente pra você).
  3. Se combinam com o tom de voz da sua marca, utilize emojis! Eles atraem a atenção das pessoas e deixam a linguagem mais amigável.

Taxa de Clique

A não ser que seu email seja meramente informativo, o que raramente é o caso, toda campanha tem que ter um objetivo de ação, seja ele acessar seu site, entrar em contato, baixar o seu e-book, etc. Todas essas ações começam com um clique!

Se em seu email existe um CTA (call-to-action) e ainda assim sua taxa de clique está menor que 1%, isso pode significar que é preciso mexer no conteúdo da mensagem. Já falamos em um vídeo sobre redação para emails, e aqui valem as mesmas dicas: respeite o tom de voz da sua marca (se é mais visual ou mais corporativa) e vá direto ao ponto. A cada roladinha de mouse, pesquisas mostram que a gente perde até 20% do público.

Além de caprichar na redação, seu CTA precisa estar bem aparente, visível e convidativo.

Taxa de Descadastro

Essa métrica se refere basicamente ao número ou porcentagem de pessoas que receberam seu email e optaram por sair da sua lista, o que pode ocorrer por falta de interesse em receber novas campanhas, ou muito provavelmente porque você tem enviado um volume excessivo de mensagens de acordo com a preferência do seu público-alvo.

Frequência de Disparo E-mail Marketing

Ao ter uma alta taxa de descadastro, significa que você está perdendo pessoas, por isso se atente à frequência com que envia conteúdos. Se você tem um e-commerce com grande volume de produtos, pode ser adequado enviar emails todo dia, ou a cada dois dias. Já se seu público é B2B ou sua marca tem um perfil mais institucional, uma vez por semana ou até a cada 15 dias pode ser uma boa frequência.

Se sua lista é saudável, o que determina a quantidade de emails que você vai enviar é a taxa de descadastro. Se ela começar a subir, experimente enviar menos campanhas e melhorar a qualidade das suas mensagens.

Espero que essas dicas te ajudem a ver as métricas de email marketing com outros olhos e obter resultados cada vez melhores com essa ferramenta. Até a próxima!

Escrever comentário sobre Como Ter Resultado com E-mail Marketing