MARKETING DE DIFERENCIAÇÃO

A comparação entre marcas é uma etapa importante da jornada de compra do consumidor. Para não perder vendas nesse momento, é possível desenvolver estratégias que diferenciam seu produto ou serviço e tornem sua concorrência totalmente irrelevante. Quer saber como?

Investir na diferenciação não é necessariamente dizer que sua marca é a melhor. Ela precisa estar posicionada na mente do seu cliente como única, de forma que não entre na comparação com os outros concorrentes.

O marketing de diferenciação começa justamente a partir da análise da concorrência, onde fazemos um mapeamento do que agrega valor para o nosso público-alvo, e como as outras empresas têm se comportado, para justamente pensar em ações diferenciadas.

Autoridade

Uma das formas de conseguir a diferenciação é ser percebido como autoridade, conforme já conversamos em outros vídeos. Mostrar que você é especialista no seu segmento, contar com uma metodologia ou ser autorizado por uma empresa renomada a abordar determinado tema  são formas de mostrar que sua marca é referência no assunto.

Tangível e Intangível

Outra estratégia para se diferenciar é trabalhar a partir dos conceitos de tangível e intangível. Se você trabalha com produto, por exemplo, já oferece algo que pode ser experimentado, sentido, como no caso de um test-drive. Por isso,, invista em ações intangíveis que torne sua marca única, como um atendimento diferenciado, treinamentos, relacionamento pós-venda, garantia estendida e até mesmo o branding, que cria uma cultura e percepção diferenciada em volta do seu produto. Quem usa uma camisa com determinado símbolo, por exemplo, faz com que determinada roupa passe a significar status.

Já quem fornece serviços, que já é algo intangível, pode fazer o contrário: tangibilizar sua marca de forma a gerar valor. Isso pode ser feito com uma  estrutura física diferenciada, em materiais de apresentação personalizados, site super bem estruturado, cartão de visita e até mesmo a aparência e conteúdo das suas redes sociais.

Se você vende um curso,  por exemplo, não tem como o cliente experimentar antes de efetuar a matrícula. Então ter um lugar adequado, disponibilizar uma apostila impressa, oferecer certificado e até mesmo caprichar no coffee break são formas de proporcionar uma experiência diferente ao aluno.

Marketing Mix

Quem estuda marketing já deve ter ouvido falar muito sobre os 4Ps: produto, praça, preço e promoção. Mas você já pensou em analisar cada um deles individualmente para sua estratégia de diferenciação?

  • Produto: oferecer maior variedade, customização, contar com matéria-prima diferenciada ou com benefício exclusivo.
  • Praça: também chamada de distribuição, tem a ver com a forma com que seu cliente recebe o produto. Você pode destacar sua presença ou entrega em todo Brasil, ir até o cliente, possibilitar venda online por site, WhatsApp ou pelas redes sociais, facilitando o contato e a compra.
  • Promoção: também conhecida por comunicação, tem a ver com as histórias que sua marca conta. É um P importantíssimo para sua estratégia, pois não adianta ter outros diferenciais se você não souber comunicar. Lembre que marketing não é só parecer, você precisa ser e possibilitar que o cliente o perceba dessa forma.
  • Preço: como o próprio nome já diz, tem a ver com o custo que seu produto ou serviço tem. Ser o mais barato pode ser sim um diferencial nesse sentido, como é o exemplo do Walmart, conhecido por descontos e promoções agressivas. Mas o objetivo do marketing de diferenciação é justamente você não precisar depender mais do preço.

Quem é percebido como único não precisa barganhar preço ou negociar desconto. Ao se diferenciar, você consegue justificar na percepção do seu cliente o porquê do seu produto custar X, pois ele entende que é justo e coerente diante do valor que você gera.

Se preço é um desafio pra você, aplicar estratégias de diferenciação vai lhe trazer muita vantagem, possibilitando trabalhar com margens melhores e ter mais lucro, porque você não estará mais competindo por custo, mas por todo valor envolvido na sua marca.

Espero que essas dicas ajudem a repensar seu produto ou serviço e desenvolver ações que façam sua marca ser única, tornando irrelevante os concorrentes, e gerando ótimos resultados!

Escrever comentário sobre Marketing de Diferenciação | O que é e como aplicar na prática