Quer trabalhar em casa, mas ainda tem dúvidas de como o home office funciona? Hoje vou contar um pouco da minha experiência e te dar dicas para se dar bem com esse modelo de trabalho. Vem comigo e se joga! ;)

Especialmente para quem trabalha com marketing digital, é muito fácil pensar em um modelo onde você possa trabalhar de casa, porque vai precisar apenas de um celular, um notebook e uma boa conexão Wifi. Com essas três ferramentas, você consegue trabalhar de qualquer lugar, além de não desperdiçar seu precioso tempo no trânsito.

Meu formato de trabalho sempre foi misturado. Tenho meu espaço de trabalho em casa, mas também um escritório em outro lugar, algo que aprendi a conciliar ao longo dos anos e funciona bem pra mim.

Confesso que antes de ser mamãe era muito mais fácil, e quando minha filha era pequenininha, considerava esse modelo uma grande vantagem, porque conseguia manter uma rotina, contava com uma babá para me ajudar e tinha a disciplina de conciliar trabalho e momentos com a bebê.

Mas isso muda conforme as crianças vão crescendo, e compartilho desse aprendizado com quem também tem filhos: repense essa história de que se você trabalhar em casa ficará mais perto da criança, porque para ela é difícil entender os seus momentos de trabalho, e por mais que explique mil vezes, você poderá afetar a produtividade por vivenciar alguns desafios em relação a isso. Ainda assim vale à pena testar para entender se o modelo funciona para sua realidade.

Vamos às dicas para tornar o trabalho em home office mais fácil:

1. Tenha um lugar agradável para trabalhar

Mesmo não tendo verba pra fazer um espaço sob medida e super decorado, tenha o cuidado de montar um ambiente com ergonomia, que seja adequado para o seu trabalho. Aquela história de trabalhar na cama ou no sofá não é muito legal para o seu conforto, afeta sua disposição e foco.

2. Escolha um ambiente que combine com você

Garanta que seu local de trabalho combine com seu estilo para que você se sinta mais motivado e feliz no dia-a-dia. Eu, por exemplo, gosto de trabalhar em um ambiente silencioso e perto da janela. Você provavelmente tem alguma preferência nesse sentido também.

3. Disciplina

Esse é o ponto mais delicado para a maioria das pessoas. Confesso que nunca tive muito problema com isso, mas vou compartilhar duas coisas que me ajudaram ao longo dos anos e que eu aplico ao trabalhar de casa, mesmo não sendo de forma integral: evitar misturar pessoal e profissional e definir a hora para começar e terminar. Isso ajuda a evitar longas jornadas de trabalho, que acabam trazendo cansaço e até prejudicando o rendimento no dia seguinte.

4. Crie seu estilo de fazer home office

Para algumas pessoas, é preciso se arrumar, como se fosse sair de casa, para trabalhar no home office. Para outras, é uma delícia trabalhar de pijama e funciona super bem. O importante é respeitar o seu estilo, não forçar a barra, fazer testes e encontrar o seu jeito de produzir melhor.

5. Garanta sua criatividade

Quem trabalha de casa tende a ficar mais sozinho, e esse isolamento não é muito legal para a criatividade, mesmo que você tenha foco e busque inspirações na internet. O convívio social dá uma refrescada nas nossas ideias.

Tenha momentos para socializar além do contato virtual, seja em um almoço, cafezinho, happy hour. Outra dica legal é reservar um dia da semana para trabalhar em um coworking, um lugar criativo onde você vai ver pessoas, trocar ideias e facilitar muito sua rede de contatos.

6. Alinhe a Comunicação

Para fechar, é fundamental falar sobre alinhar a comunicação com as pessoas que estão na sua vida, para que entendam que, apesar de estar em casa, naquele momento você está trabalhando. Se sua família, vizinhos ou amigos não entendem isso, você pode receber visitas ou ligações fora de hora, e isso pode ser frustrante para sua produtividade.

É importante também ter esse alinhamento ao fazer uma ligação ou videoconferência para evitar gafes, tanto com as suas companhias quanto com quem está do outro lado da linha. Sabe como é, a criança faz algum barulho, o cachorro late, e avisando que está em casa, tudo flui de uma forma mais agradável. É como sempre digo, o combinado nunca sai caro.

Eu amo trabalhar de casa, e espero que com essas dicas, você consiga ter mais produtividade e motivação no conforto do seu home office. Até a próxima!

Escrever comentário sobre HOME OFFICE | Dicas para Trabalhar em Casa