MEUS EQUIPAMENTOS DE GRAVAÇÃO | Dicas para Gravar Vídeos para o Youtube

Hoje vamos falar sobre os equipamentos essenciais para quem deseja gravar vídeos, e sobre as minhas escolhas na hora produzir conteúdo para o Youtube. Para isso, contei com a participação especial do Martin, meu marido, que é super interessado nessa parte mais técnica de gravação.

Primeiro a gente quer deixar bem claro que o mais importante ao gravar um vídeo é o conteúdo. De nada adianta ter uma boa imagem e som sem compartilhar algo que realmente agregue ao conhecimento ou entretenimento de quem assiste. Mas tendo uma boa mensagem, a qualidade do vídeo é um grande diferencial para reforçar sua autoridade enquanto profissional ou marca.

Agora sim, vamos às dicas!

  1. Áudio

Se você tiver que escolher no que investir primeiro, opte pelo microfone, que vai trazer um profissionalismo para o seu vídeo. Nós temos dois tipos:

  • Lapela SONY ECM-44B

    Este modelo é bem pequeno e discreto, fica grampeado junto à roupa e é de uso individual. Tira todo ruído do ambiente e capta muito bem a sua voz, então é ótimo para ambientes barulhentos. Mas fica a dica: quem tem cabelo comprido deve prestar atenção, porque qualquer coisa que passe pelo microfone vai causar ruídos, ele é bem sensível. Outras duas limitações são a mobilidade, porque ele sempre terá que estar grampeado na sua roupa, e o fato de ser para uma pessoa só, diferente da segunda opção que vamos apresentar.

Importante: se você quiser utilizar esse modelo de microfone, verifique se é compatível com seu modelo de câmera, ou utilize-o com um adaptador, que é como costumamos fazer.

  • Microfone Rode Videomic PRO

    É um modelo bem mais prático que pode ser utilizado preso à câmera, sobre a mesa ou em outro lugarzinho estratégico. Não precisa ficar grampeado à você, liga automaticamente, e apesar de não ser o melhor para ambientes com muito ruído, funciona muito bem para o que precisamos. No vídeo que fizemos sobre esse review, inclusive, utilizamos esse microfone em um lugar com um pouco de barulho e deu tudo certo.

  1. Vídeo (Captação de imagem)

Quando a gente fala em câmera, há uma infinidade de produtos no mercado. Para quem está começando ou tem um orçamento mais apertado, recomendo utilizar a câmera do celular com um tripé, que é algo que você pode investir para outros fins também e resolve bem essa captação de imagem. Podemos citar como exemplo um vídeo do vlogger americano Casey Neistat, que ele produziu com o próprio smartphone e ficou incrível.

Atualmente utilizamos a câmera CANON 80D com uma lente que comprados à parte, a EFS 17-55 mm f/2.8 IS USM. Ela não tem um zoom tão grande quanto a original, mas funciona bem em ambientes com pouca iluminação e deixa o fundo um pouco mais desfocado, o que destaca quem está em frente à câmera.

  1. Iluminação

Essa é uma parte delicada do vídeo, porque varia conforme o objetivo. Para quem trabalha com maquiagem, por exemplo, é necessário contar com uma luz específica. Já para o nosso propósito, temos a intenção de trazer uma iluminação com qualidade, porém agradável, sem excesso de luz e sombras no rosto.

Nós utilizamos dois softboxes, que suavizam um pouco o efeito da luz, juntamente com uma iluminação que vem de cima, a luz de cabelo ou hairlight, para destacar quem está à frente da câmera.

Importante lembrar que a luz do sol no começo ou fim do dia é a melhor opção. Ela traz um equilíbrio natural de luz e sombra, reflete bem as cores e valoriza sua pele.

A resenha sobre o livro Blink foi gravada durante o dia e o resultado ficou excelente.

Se você for utilizar softbox, aí vai uma dica barra desabafo: como tons quentes são os que têm efeito melhor, a temperatura do ambiente fica bem desagradável. Vale à pena investir em lâmpadas de LED para seu conforto, especialmente se os vídeos fizerem parte da sua rotina.

Como economizar?

Nós adquirimos os equipamentos nos EUA, onde o valor chega a ser 3x mais baixo comparado ao Brasil (dependendo do dólar). Então se você tiver uma viagem programada ou um amigo que vai viajar em breve, vale à pena pesquisar e se programar para comprar fora.

Outra opção é buscar por equipamentos usados em bom estado em sites com Mercado Livre ou OLX.

Pra finalizar, fica o convite para assistir ao nosso review se você quiser visualizar os equipamentos e também entender de que forma fazemos a disposição deles para gravar. Até a próxima!

Escrever comentário sobre Equipamentos de Gravação | Dicas para Gravar Vídeos para o Youtube