Na hora do recrutamento, seleção e contratação para profissional de marketing digital, existem muitas dúvidas sobre os critérios a serem utilizados e a forma de conduzir esse processo. Por isso hoje trouxe algumas dicas que podem te ajudar tanto como empresa, quanto como candidato, especialmente de cargos mais táticos como assistentes e analistas. Vem comigo e se joga!

Garanta que terá tempo para apresentação e treinamento

Um cenário muito comum é contratar um profissional sem saber como você vai capacitá-lo. Com isso, a pessoa chega de paraquedas em uma função sem saber como e por onde começar. Para evitar esse erro, garanta tempo para apresentar o profissional aos setores e fornecedores que estarão envolvidos em seu trabalho e para treiná-lo de acordo com as demandas da empresa, que provavelmente já estarão previamente alinhadas com a entrevista.

Estabeleça uma remuneração compatível com o cargo e a experiência profissional

Outro ponto muito importante é ter uma expectativa realista sobre o estilo de profissional que você procura e a remuneração. Não é difícil encontrar por aí empresas em busca de alguém fera em redação, que tenha habilidade de criação, domine vários softwares, faça vídeos e ainda tenha perfil de liderança, mas receba como se tivesse cargo de assistente. Evite essa gafe, garantindo que o salário seja compatível com o monte de expertises que você deseja que o candidato tenha.

Cuidado também com o excesso de atividades! Você dificilmente conseguirá concentrar todas as funções acima em um só profissional. Na maioria das vezes, precisará ter mais alguém na equipe ou até mesmo contar com uma agência para complementar o projeto de marketing digital.

Alinhe bem as expectativas sobre as funções

Tanto para procurar talentos, quanto para a entrevista, faça uma lista de atividades que você espera que sejam desempenhados por esse candidato. Essa relação de tarefas facilita a busca pelos perfis compatíveis com o que você espera e costuma ser a pergunta central nas entrevistas, já que dizer simplesmente que precisa de alguém para “cuidar de rede social” é muito amplo e não revela nada sobre as demandas práticas daquele cargo.

Busque por candidatos que tenham perfil para atuar em marketing

É muito comum que me perguntem as principais características que um profissional de marketing digital deve ter, e gosto de resumir em três atributos: curiosidade, proatividade e relacionamento. A pessoa que trabalha nessa área precisa estar ligada nas novidades e atualizações constantes, se antecipar a algumas demandas e trazer novas ideias, e por fim, mas igualmente importante, se relacionar bem com outros colaboradores e setores, porque o marketing conecta diversas áreas da empresa.

Ainda sobre perfil, as funções ligadas ao marketing permitem personalidades mais extrovertidas e comunicativas, mas também há espaço para pessoas mais quietas, com perfil analítico, que geralmente se dão bem no monitoramento e estudo de métricas. O importante é garantir que o profissional a ser contratado tenha a ver com o estilo do cargo que você deseja ocupar e com os valores da sua empresa.

Outras características interessantes para buscar em um candidato são a redação avançada, para expressar muito bem a mensagem que a marca deseja transmitir, o perfil multidisciplinar, que tenha conhecimento em diferentes áreas, e como diferencial, alguém que tenha um projeto próprio, que de certa forma exponha seu estilo de ser e expressar.

Os diferenciais de um projeto pessoal

Pode ser um blog, canal no YouTube ou qualquer outro formato de comunicação. Alguém que tem um projeto pessoal demonstra no dia a dia que gosta de aprender na prática, compartilhe seus interesses e tem comprometimento com uma atividade que demanda muita disciplina.

Fica a dica para você que é candidato! Que tal tirar do papel aquele seu projeto ligado à internet e utilizá-lo como parte do seu portfólio?

Construa parcerias com universidades

Ter um contato próximo com coordenadores de cursos de comunicação social, publicidade e propaganda, relações públicas, administração e marketing em si, é uma forma bem interessante de fazer networking. Essa relação entre empresas e universidades já é uma realidade comum em alguns países e funciona como uma ponte muito importante entre conhecimento e prática.

Mesmo se você estiver contando com a ajuda de uma empresa especializada em recrutamento, vale apostar nessa parceria. O essencial, seja qual for a forma de contato, é que seja feito de forma organizada e ética.

Dicas para uma entrevista de sucesso

Já começo essas dicas com um pedido especial: não faça terrorismo! Divida a entrevista em duas etapas, e comece a primeira parte com uma conversa tranquila, sem tanta pressão. O nervosismo já faz parte desse momento, e se você deixar o candidato apavorado logo de cara, não conseguirá garantir que os dois lados se entendam.

Esse momento inicial deve ser aproveitado para mostrar a lista de atividades referentes ao cargo, entender o histórico e o perfil do profissional, tirar dúvidas comuns sobre horário de expediente, cultura da empresa, demandas e alinhamento de expectativas. É importante que ambos entendam tudo em detalhes antes de seguir adiante.

A segunda etapa da entrevista pode ser mais mão na massa. Você pode apresentar ao candidato um caso prático de problema de marketing da sua empresa, como o lançamento de um produto, ou mesmo uma situação fictícia, e pedir que ele coloque algumas ideias no papel de como solucionar a questão levantada.

Essa parte prática pode ser também um briefing para desenvolvimento de campanha, um tema para post no blog e até uma situação hipotética de crise nas redes sociais para entender melhor como o profissional lidaria.

Vale lembrar que nessa etapa prática não existe certo e errado, especialmente porque o candidato ainda não está tão familiarizado com a empresa. Mas a ideia é ter a chance de conhecê-lo melhor, entender se o seu perfil funciona para estratégias da empresa e, de outro lado, proporcionar ao candidato que entenda melhor o estilo da organização.

Encontrar um profissional de marketing digital pode ser desafiador, mas seguindo este passo a passo, espero que você consiga trazer à sua equipe alguém que contribua e que esteja igualmente feliz por fazer parte do que você acredita e faz.

Escrever comentário sobre Como recrutar | Analistas e Assistentes de Marketing Digital