USO PROFISSIONAL DO INSTAGRAM | POR ONDE COMEÇAR

Ter um perfil pronto para receber pessoas é o fator decisivo para ganhar mais seguidores e conseguir retorno com a rede social. Descubra quais são os passos que você precisa seguir para usufruir do uso […]

Ter um perfil pronto para receber pessoas é o fator decisivo para ganhar mais seguidores e conseguir retorno com a rede social. Descubra quais são os passos que você precisa seguir para usufruir do uso estratégico e profissional do Instagram. Como planejar, explorar os formatos de conteúdo e construir um perfil que conecta, engaja e vende.

 

Antes de tudo, é importante lembrar que nome do perfil, foto, bio e destaques tem de estar configurados e organizados, pois as primeiras impressões causadas pelo perfil começam nesta região, portanto, deixe tudo bem feito. Partiremos agora para pontos indispensáveis para quem busca usar o Instagram de forma profissional:

 

Aplicativos essenciais:

  • Snapseed

Aplicativo gratuito, com ótimas ferramentas de edição para fotos que com certeza farão diferença na qualidade das suas imagens.

  • Canva

Gratuito – com opções pagas – e perfeito para levar profissionalismo ao design do perfil. A ferramenta é muito intuitiva e você pode encontrar vários tutoriais no Youtube.

  • Capcut e Inshot

Esses dois aplicativos são editores de vídeo gratuitos para o perfil, com de uso prático, opção de legendas automáticas e outras funções ótimas para adicionar aos Reels.

 

Como organizar o feed

 

Para quem está começando, deixar de três a nove publicações prontas pode ajudar a evitar aquela sensação de que o perfil acabou de ser criado. Claro que não é preciso publicar tudo de uma vez, mas a ideia é que ao divulgar você já tenha um certo volume de conteúdos clássicos e atemporais. Segue inspirações dessas publicações para quem vende produto e para quem vende serviço:

  • Inspirações para quem vende produto

Nesse caso, o produto recebe foco total e pode aparecer em diferentes formatos, seja uma foto, vídeo ou carrossel. Aproveite para mostrar detalhes e exaltar diferenciais.

 

Humanize o produto com alguém usando ou dando seu depoimento sobre;

 

Mostre suas matérias primas e formas de fabricação, porque isso gera confiança e credibilidade;

 

Mostre as variações do produto, como uma roupa na versão branca e outra preta ou diferentes ocasiões com o mesmo item, isso gera vontade de experimentar; 

 

Aposte na embalagem do produto que pode transformá-lo em um verdadeiro presente.

  • Inspirações para quem presta serviço

Nesse caso, o primeiro passo ideal é apresentar a história da empresa e da sua equipe e toda a sua jornada, pontos que expressam a relevância e constroem a confiança na marca.

 

Mostre seus cursos e certificados que valorizam o longo caminho para a empresa existir;

 

Compartilhe a prova real, mostre o trabalho sendo realizado, o atendimento e suas etapas;

 

Os produtos utilizados para realizar o serviço são muito bem-vistos no Instagram, pois se eles são um diferencial da empresa, precisam ser mostrados aos possíveis clientes;

 

Dê dicas, porque diferente de quem vende produto, os serviços causam dúvidas nos clientes sobre como funciona, melhores práticas e afins, isso pode quebrar objeções  e construir a percepção de autoridade;

 

A transformação precisa ser vista, mostre o antes e o depois do seu serviço e como ele impactou positivamente na vida dos clientes.

 

Divulgação

 

Com o perfil pronto, é chegada a hora de convidar as pessoas, porque ao se depararem com o perfil estrategicamente alimentado há muito mais chance de passarem a segui-lo, e nessa hora vale boca a boca, convite online e tudo mais. 

 

Vá até as pessoas com maior probabilidade de seguir o perfil e passe a segui-las, claro que não de forma exagerada, pois isso pode causar bloqueios no perfil. Para fazer da forma certa, opte por ir em um perfil similar e seguir pessoas que comentam nas publicações, pois elas já são engajadas com o assunto e têm mais chance de seguir um perfil parecido.

 

Divulgar no presencial também funciona, não deixe de convidar aqueles que já são clientes para seguir o perfil, afinal eles já são fidelizados e isso aumenta muito a chance de passarem a seguir e até compartilharem com os amigos.

 

Siga essas recomendações para ter um perfil organizado, bonito e conhecido pelas pessoas com o passar do tempo, fruto de dedicação e serviço bem feito. Para aprimorar ainda mais o seu perfil, confira o Checklist do Perfil de Sucesso, um material completo e todo ilustrado que vai auxiliar todos que querem construir um perfil que vende em um passo a passo simples.

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