TENDÊNCIAS DE MARKETING E REDES SOCIAIS PARA 2023

2023 começou! Hora de conferir as principais tendências de marketing para incluir em suas estratégias e ter resultados extraordinários. Nesse material falarei sobre Inteligência Artificial, aplicativos, conteúdos para Reels e Tiktok e outras dicas que […]

2023 começou! Hora de conferir as principais tendências de marketing para incluir em suas estratégias e ter resultados extraordinários. Nesse material falarei sobre Inteligência Artificial, aplicativos, conteúdos para Reels e Tiktok e outras dicas que funcionam na prática para vender mais. Vem comigo!

  • Uso de dados

Essa tendência vai se tornar cada vez mais forte e o ano de 2023 deve contar muito com ações baseadas em informações, afinal, com os dados recolhidos de clientes e potenciais clientes será possível ter mais eficácia na hora de tomar decisões estratégicas sobre marketing. 

 

O Google Analytics – uma das maiores plataformas de análise de dados – vai sofrer grandes mudanças em 2023, tanto na captação quanto nas interfaces de análise dos dados. Quem fizer uso dessa ferramenta intensamente deve passar a conhecer muito bem seu público.

  • Inteligência Artificial e Big Data

A Inteligência Artificial também acompanha a onda de mudanças e tende a evoluir muito. A tecnologia contribuirá para captar mais e melhores informações que podem ser usadas posteriormente como maneiras para alavancar negócios. Seja para identificar problemas de um aplicativo ou detalhes do público-alvo, ela se fará presente nas maiores empresas do mundo daqui para frente.

  • Metaverso

Os investidores do Metaverso e suas integrações “on e off” almejam maior participação no dia a dia do público, e com certeza existirão várias oportunidades para empreendedores que souberem utilizar essa tecnologia a seu favor.

 

Como o Metaverso modifica a forma que as pessoas utilizam tecnologia, trocando os celulares de suas mãos por óculos de realidade virtual, uma grande oportunidade para empreendedores é começar a fazer os famosos tours virtuais pelas empresas, seja para apresentar um ambiente, produto e até mesmo serviços, servindo como test-drive para os clientes. Todos podem ser experiências imersivas que podem ser incluídas na linha editorial da sua marca porque são movimentos coerentes com o momento Metaverso.

  •  Aplicativos

Essa é outra tendência que valoriza muito a marca por ter uma ferramenta própria para seus produtos/serviços. É recomendado analisar se faz sentido para seu nicho antes de fazer toda a programação de um app próprio, se for o caso, com certeza haverá um mar de oportunidades com o público base da marca, incluindo facilidade nas compras, atendimento personalizado e benefícios.

 

Um ponto importante sobre aplicativos: Não é preciso criar um para usufruir de seus benefícios, veja como exemplo o WhatsApp, que vem se tornando essencial para o relacionamento entre clientes e empresas. Note que aproximadamente 53% dos consumidores brasileiros desejam receber comunicações de empresas por meio do WhatsApp, tanto para descontos quanto para todas as outras finalidades no relacionamento. 

  • Personalização

O cuidado com os dados e privacidade dos consumidores nunca foi tão importante, ainda mais com a LGPD  ativa. Busque personalizar ao máximo o contato com os clientes, evitando spam com disparos automáticos, porque a maioria dos consumidores brasileiros não se importa em compartilhar seus dados com empresas desde que receba mensagens e benefícios personalizados.

  • Serviços agregados

Essa tendência busca gerar mais valor por meio da entrega de conteúdos e serviços agregados que ampliam a experiência do usuário. Um exemplo são os restaurantes que entregam um ambiente diferenciado aos clientes que vão comer no local, proporcionando mais conforto e diferenciação perante os concorrentes. Pensar em formas de agregar valor ao público da sua marca por meio de serviços é uma ótima maneira de atraí-los e retê-los.

  • E-commerce para B2B

Esse modelo de negócio deve ser grande tendência em 2023, onde empresas comprarão de empresas diretamente pelas lojas online, sem depender do modelo tradicional de vendas. Se essa tendência fizer sentido para o nicho da sua marca, com certeza o momento ideal para torná-la realidade é agora.

  • Reels e Tiktok

As pessoas estão cada vez mais imediatistas quando o assunto é conteúdo online, portanto, usar essas ferramentas que são feitas para produzir vídeos rápidos é interessante para todo tipo de empresa, basta  adaptar os assuntos para cada modelo de negócio. 

 

Como são ferramentas geridas por algoritmos, é importante que as postagens tenham maior foco em entretenimento, para reter as pessoas até o final dos vídeos, com intuito de aparecer mais vezes para elas no futuro.

  • Fomentos das comunidades

Mesmo com a tendência anterior focando mais em entretenimento com conteúdos rápidos e virais, a sensação de comunidade ainda será muito forte para criar relacionamentos duradouros com os consumidores. Dessa forma, transmitir os propósitos da marca com sua visão, missão e valores pode criar grandes conexões e acabar fomentando uma base forte de seguidores leais a comprarem com mais recorrência.

 

Outro benefício gerado pelos conteúdos de comunidade é o aumento da influência da marca, fazendo ela uma presença na vida das pessoas diariamente nas redes sociais. Isso acontece com mais facilidade nas empresas que tem como ponto forte a humanização e participação da equipe e dos líderes nos conteúdos das redes.

 

São várias as tendências para o ano de 2023 e o melhor jeito de implementá-las é pensando se elas combinam com o propósito da sua marca e se torná-las presentes no marketing digital irá melhorar a experiência daquele que é o mais importante para toda e qualquer empresa, o cliente.

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