MITOS E VERDADES DO PLANEJAMENTO DE MARKETING | COMO ARGUMENTAR

Para quem é profissional de marketing, não basta saber a importância de planejar, você precisa apresentar os benefícios e vantagens do planejamento para quebrar as objeções dos clientes que querem pular etapas e acreditam que […]

Para quem é profissional de marketing, não basta saber a importância de planejar, você precisa apresentar os benefícios e vantagens do planejamento para quebrar as objeções dos clientes que querem pular etapas e acreditam que existe uma fórmula mágica de sucesso. Com o conteúdo a seguir é possível entender quais são os maiores mitos do planejamento de marketing e como argumentar contra cada um deles.

  • Planejar é engessar

Escolhido como primeiro mito, dizer que planejamento é algo engessado se tornou comum para muitos, quando na verdade planejar é basicamente antecipar, dando tempo para colocar o plano em ação, mas também deixando espaço para o imprevisível, que sempre pode acontecer.

 

Com tudo planejado, será possível seguir uma rota direta ao objetivo, tal rota que não será abalada quando um imprevisto ocorrer, pois o plano continha informações suficientes para contornar os problemas.

  • Planejar te deixa preso

Planejamento é justamente o contrário desse mito, ele entrega liberdade para quem o faz e permite ter visão completa do panorama, além de ser possível entender o que dá resultado, possuindo mais controle sobre a situação. Quando se passa a ter mais controle, a ansiedade diminui e o trabalho deixa de ser feito desesperadamente, pelo fato de saber qual  é o próximo passo rumo ao objetivo. 

  • Se no digital tudo é teste, por que planejar?

Para argumentar contra esse mito, é importante lembrar que atirar no escuro não é nada parecido com um teste, é basicamente andar sem direção esperando chegar onde quer. Testar se baseia na validação de uma hipótese, decidindo ir por um caminho ou outro, por algum motivo relevante, evitando gastar tempo em algo que não ajudará. Lembre-se que o planejamento pode ser ágil, existem diversas metodologias que permitem ajustar a rota quando necessário.

  • Planejar é perder oportunidades

Muitas pessoas usam desse mito para não se planejar, tendo como base o argumento de que será impossível aproveitar as novidades, por estarem ocupadas com o plano. A questão que deve ser observada é que, com conteúdo antecipado, nem sempre ele será lançado nos momentos de maior repercussão, porém, não haverá falta de material para utilizar, e quando o conteúdo é atemporal melhor ainda porque pode ser publicado sem depender de uma euforia momentânea. 

 

Você não precisa perder eventuais oportunidades porque com o planejamento bem feito, haverá tempo separado para imprevistos e novidades, é aí que se agarra esse tipo de momento, sem deixar para trás a tranquilidade do plano.

  • Planejar é chato

Se é chato ou não, depende do ponto de vista de cada pessoa. Muitas acabam gostando da adrenalina de agir sem pensar e querem economizar tempo não planejando, mas a verdade é que o planejamento irá economizar tempo e dinheiro no longo prazo. Planejando é possível parar de trabalhar duro e passar a trabalhar de forma inteligente, sabendo em qual tarefa alocar energia primeiro e como agir para fazer a rotina fluir.

 

É fato que hoje em dia a falta de tempo é recorrente na vida das pessoas, se absorve cada vez mais informação, os processos se tornam mais ágeis e a vida passa mais rapidamente, por isso que planejar não é mais uma opção, mas sim necessidade na vida de quem quer viver tranquilamente, dando conta do serviço e tendo resultados ótimos.

 

Espero que o conteúdo tenha ajudado a identificar algum mito que possa estar prejudicando sua rotina e impedindo você de planejar melhor seu objetivo. Compartilhe com quem talvez precise esclarecer esses pontos e não deixe de visitar meu site para garantir sua vaga em minhas palestras, cursos e consultorias.

Escrever comentário sobre MITOS E VERDADES DO PLANEJAMENTO DE MARKETING | COMO ARGUMENTAR

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.