Experiências IMERSIVAS | Cases de Sucesso

Experiências imersivas são uma forte tendência no marketing atual e têm sido amplamente utilizadas na construção de marcas fortes. Elas combinam o mundo real com o virtual e são uma maneira inovadora de capturar a […]

Experiências imersivas são uma forte tendência no marketing atual e têm sido amplamente utilizadas na construção de marcas fortes. Elas combinam o mundo real com o virtual e são uma maneira inovadora de capturar a atenção das pessoas. 

 

A importância das experiências imersivas no marketing

O marketing sempre foi centrado em proporcionar experiências positivas aos consumidores, mas nunca foi tão importante se conectar com o público quanto nos dias de hoje, com as novas gerações buscando se identificar cada vez mais com suas marcas preferidas.

 

Com a crescente presença da tecnologia em nossas vidas, temos agora mais ferramentas para criar experiências únicas e memoráveis. Experiências imersivas oferecem uma combinação perfeita de realismo e conforto, permitindo que os clientes se envolvam com sua marca de maneira mais profunda e significativa.

 

Apesar da necessidade de óculos de realidade virtual para muitos casos, os filtros presentes em redes sociais como Instagram, TikTok e Snapchat são exemplos de experiências imersivas acessíveis às marcas. Eles criam uma mistura entre o mundo virtual e o real, proporcionando uma experiência agradável para os usuários. Confira a seguir casos de sucesso de empresas com experiências imersivas.

 

Case de sucesso Hugo Boss

A Hugo Boss participou da Miami Fashion Week com o tema Fashion Week Metaverse, dedicado a experiências imersivas. Os visitantes usavam óculos de realidade virtual para conhecer a coleção, itens exclusivos e ir mais fundo no conhecimento dos produtos. A inclusão da gamificação foi uma estratégia utilizada para tornar a experiência ainda mais marcante, assim, quem cumpria as etapas do evento ia mais fundo na nova coleção.

 

Case de sucesso Walmart

Nesse mundo conectado, as marcas brigam entre si pela atenção de seus consumidores, que são bombardeados por informações a todo momento. Para reter a atenção do público -alvo, as marcas podem sim optar pelas experiências imersivas para ganhar mais foco e atenção no seu conteúdo.

 

Um ótimo exemplo disso foi o caso da A Walmart, que  criou o Walmart Land dentro do jogo Roblox, permitindo que os usuários vivam uma experiência imersiva enquanto exploram as ilhas da empresa e conhecem produtos.

 

Case de sucesso Pinterest

Uma grande iniciativa de imersão foi tomada pela equipe do Pinterest com o novo “Try on Home”, uma ferramenta de realidade aumentada que permite que você experimente batons, maquiagens e até móveis na sala de estar, ajudando muito na hora de decidir comprar algo ou não. 

 

Nesse caso, vemos um ótimo exemplo de como levar as pessoas do topo do funil, que estão apenas olhando a rede social, para uma etapa mais abaixo, porque elas acabam vendo o quão bom é o produto diretamente de suas casas. Essa estratégia pode quebrar diversas objeções e estimular a compra.

Case de sucesso Google.

O Google criou uma ferramenta que ajuda as pessoas a pesquisarem algo a partir da câmera de seus celulares, tudo a partir de inteligência artificial. Com isso, basta apontar a câmera para o local ou objeto e o Google Lens (Lentes do Google) vai identificar o que está em frente a câmera e fará a pesquisa, facilitando e agilizando o processo de pesquisa em muitos casos.

 

Case de sucesso Joalheria Tiffany e Co

Esta joalheria criou um NFT (Non Fungible Token) que pode ser trocado por um pingente real avaliado em cerca de US $47.000. Dessa maneira, a marca busca se conectar com um público mais tecnológico, misturando o virtual e o real.

Com esses cases de sucesso pode-se notar que o mercado imersivo ainda é embrionário, mas que é sim enxergado como algo com muito potencial pelas maiores corporações do mundo, tendo como estimativa valer mais de US $252.000.000.000 (bilhões)  até 2028. Sendo assim, é interessante para toda pequena empresa estar familiarizada com este tipo de tecnologia, porque o cliente-alvo possivelmente estará em breve.

 

As experiências imersivas podem ser muito úteis para gerar mais conexão com o público alvo e aproveitar ao máximo essas oportunidades pode ser essencial num futuro próximo. Se joga!

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