
Como fazer um briefing
No post de hoje vou passar dicas sobre como estruturar um briefing de Marketing para a sua empresa, em um passo a passo e roteiro completo. Definição: Briefing é um resumo na forma de relatório. […]
No post de hoje vou passar dicas sobre como estruturar um briefing de Marketing para a sua empresa, em um passo a passo e roteiro completo. Definição: Briefing é um resumo na forma de relatório. […]
No post de hoje vou passar dicas sobre como estruturar um briefing de Marketing para a sua empresa, em um passo a passo e roteiro completo.
Briefing é um resumo na forma de relatório. Brifar é resumir em linhas gerais a informação que deve ser passada para orientar um fornecedor da sua empresa, na maioria das vezes, a agência de publicidade e propaganda.
Documente o briefing da sua empresa/marca/unidade de negócio! Mantenha todos os dados em um documento maciço, recheado de informações, e coloque o seu fornecedor para trabalhar. Acredite, a agência vai gostar muito de receber tudo isso e vai suar a camisa para mostrar um trabalho à altura da sua organização. Manter esse registro não significa que o atendimento da agência não deva brifar o job ou campanha, e sim, que você é um gestor de marketing orientado à resultados!
Conte tudo, em forma de história mesmo. Fundação, sócios, conflitos, sucessos, cases, mudanças de rumo estratégico, fotos, número de funcionários, etc. Fale da parte subjetiva: explique sua marca, seus esforços de branding, conceito, etc.
Delimite seu público alvo de interesse, contando em detalhes tudo sobre esses segmentos e explique o benefício que a empresa entrega. Entende-se por benefício os produtos e serviços. Um dos problemas de Marketing pode ser justamente esse: sua empresa entrega só produtos, mas nenhum benefício percebido. Se isso acontece na sua empresa, já inclua aqui.
Todas as pesquisas de satisfação, de interesse, de tamanho de mercado e demais vertentes devem entrar nesse item. Se sua empresa monitora mídias sociais, por exemplo, os dados são mostrados aqui. Se não faz nenhum tipo de pesquisa, coloque a informação que seus vendedores trazem. Vendedor sempre traz percepção, ele depende disso. O principal é documentar. Exemplo: meus representantes comerciais do Nordeste informam que o produto X é considerado caro pelos potenciais clientes.
Crie uma lista de concorrentes e em cada um deles, liste em tópicos o que é relevante para seu mercado. Seja assertivo e imparcial, mesmo que doa. Ninguém gosta de falar dos concorrentes e a tendência é sempre ser crítico demais com eles e benevolente com a sua empresa. As fofocas de mercado, aquelas conversas de corredor sobre os movimentos do mercado cabem muito bem por aqui. Ex: a cliente Dona Maria comentou que o concorrente XPTO faz SAC 2.0 e ela é atendida de forma muito mais ágil.
Nome técnico para as boas práticas dos seus concorrentes – ou empresas que você admira – que podem ser aplicadas na sua empresa. Já ouvi exemplos legais como: “Li na Exame que empresas de software fazem engenharia reversa. Acho que isso pode funcionar na minha empresa de eletrodomésticos”. Viu só? Benchmarking não tem fronteiras.
Qual a missão e visão da empresa, qual a definição de negócio, análise SWOT, o que sua empresa verdadeiramente vende? Lembre-se que ninguém compra um carro, compra possibilidade de locomoção. Mas quem compra um Porsche pode estar comprando mais que isso, status talvez. Além disso, vale a pena explicar os movimentos da sua empresa, como atingir uma nova região de vendas ou lançar um novo produto. Não precisa ser um planejamento estratégico completo, mas precisa orientar o rumo que deve ser seguido.
Endereço do site, das mídias sociais, folders, fachada, manual da marca, Relações Públicas, Plano de Mídia, Merchandising, Promoções, Publicidade, ações realizadas e o resultado atingido. Vale contar a forma como a sua empresa gosta de se relacionar com a agência. Muitas vezes a agência quer fazer tudo por e-mail ou à distância e o cliente quer reunião semanal com pauta. Uma dica é falar um pouco do processo, como ocorrem as aprovações, porque determinado job é feito internamente, etc.
Conte o que você quer alcançar. Seja específico. Quer vender mais? Lucrar mais? Aumentar o recall (lembrança da sua marca), fazer branding? Reposicionar sua marca? Atingir um novo segmento? Se você não sabe bem o que quer, provavelmente não vai saber se atingiu o objetivo, não é?!
Quanto minha empresa quer gastar? Qual a verba para novos projetos? Aqui um grande medo é perder o poder barganha, abrir o orçamento e ficar impedido de negociar com o fornecedor. Bom, se você não confia no fornecedor, procure outro. Confiança é palavra chave. Se a sua empresa não sabe quanto gastar vai acabar recebendo uma proposta cara. Sim, seu fornecedor vai errar para cima. Delimite um valor real e que já esteja aprovado. Caso contrário, o Financeiro vai acabar barrando os esforços do Marketing.
É urgente? É longo prazo? Delimite previamente como acontecem os esforços de Marketing da sua empresa. Aqui entra a cultura empresarial. Existem organizações que gostam de prazos agressivos e valorizam fornecedores que trabalhem dessa forma. Para outras, tempo e cadência são essenciais. E a sua empresa? Lembre-se dos pilares do sucesso em gestão de projetos: prazo, investimento e qualidade. Formalizar isso garante que você deixou claro que queria “para ontem”!
Caso não queira se ater ao roteiro, monte o briefing à maneira da sua empresa, mas tenha certeza que respondeu as seguintes perguntas:
1. O QUE estamos vendendo?
2. A QUEM estamos vendendo?
3. ONDE estamos vendendo?
4. QUANDO estamos vendendo?
5. COMO estamos vendendo?
Agora, mãos à obra! :)
Foto de capa por Jan Kahánek
33 comentários abaixo sobre Como fazer um briefing
Uma coisa tão simples esse tal de briefing né? Mas já vi muito planejamento se descabelar com o briefing de 140 caracteres que já receberam, hahaha.
Ótimo post, Cami ;)
Oi Camila, tudo bem? Achei um ótimo artigo, esclareceu muitas dúvidas.
Camila fiquei feliz de ver você unir os 5W com o MKT. Eu vejo que um completa o outro o MKT e a Qualidade e quem consegue entender essa união é muito mais produtivo. Sucesso!
Obrigada, Jonas! :)
Muito esclarecedor.
Sobrenome igual o meu rsrs
Que bom que gostou, Danilo!
Que coincidência, será que somos primos distantes?! :)
Apareça sempre!!
òtimo post, esclareceu
Meus parabéns. Ótima explicação!
Muito claro, muito bem colocado, bem completo, informações importantes e pertinentes e bem escrito! Valeu!
Márcia, super obrigada!! Fico muito feliz!! :)
Muito bom, achei exatamente o que estava procurando. Obg!!!
Excelente artigo. Vou começar a preparar o meu!
Achei ótimo e muito esclarecedor.
Muito obrigada! :)
CAMILA ótima sugestão.
O grande problema é que muitas vezes o cliente não sabe passar o briefing e na grande maioria das vezes não sabe informar a verba destinada para um trabalho.
Obrigado.
Oi, Claudio!
Obrigada, que legal que gostou! Concordo que é um desafio e cabe a nós tentar chegar à essas respostas (mesmo que seja difícil). Desejo sucesso!
Sua postagem foi incrivelmente perfeita, parabéns!
Obrigada! Fico muito feliz em saber que gostou! :)
Muito obrigado pela dica, Camila. Consegui entregar o meu check-list que você passou aqui e fui contratado. Agora preciso fazer o seu curso para eu dar continuidade aos meus serviços. Como faço para me inscrever? É por EAD ou Presencial?
Oi, Wagner!
Você não imagina o quanto é gratificante receber um feedback como esse, obrigada!! Parabéns pela sua contratação!
Meu curso é presencial e você será avisado por e-mail assim que a nova turma abrir! Vou amar te ver em sala!
Abraços,
Camila
Ótimo material
Achei bastante interessante sua definição para esse trabalho e gostaria de saber mais sua empresa.
Fico feliz em saber disso, Amadeu! Você pode enviar um e-mail para [email protected], mas faremos contato com você através do e-mail do seu comentário! Abraços!
Super completo e de fácil compreensão. Parabéns pelo trabalho.
Com certeza essas dicas irão ajudar muito na elaboração do briefing.
Feliz em ajudar \\o//
Tem alguma dica de como melhor apresentação da campanha?
Que dúvida ótima! Merece vídeo :)
Uma dica é respeitar o estilo do cliente que vai aprovar a campanha (mais objetivo, mais detalhista, mais visual, etc.). Também é importante seguir o briefing e estar MUITO informado sobre o mercado, concorrentes, tendências, etc. Isso ajuda a argumentar melhor.
Desejo sucesso!
Bjs
Parabéns! Ótima explicação.
Achei interessante!
Ótimo
Esse briefing na minha opinião é um questionário que deverá ser preenchido contendo as pricipais informações sa empresa.
É bem por aí :)
Magnífico a publicação, meu sonho é ser arquiteto ,vou te seguir pra buscar mais conhecimento.