A pressa por resultados e a falta de alinhamento sobre os processos pode fazer com que clientes, chefes e outras pessoas envolvidas em projetos que você atua demonstrem ansiedade e resistência. Entenda em quatro passos […]
A pressa por resultados e a falta de alinhamento sobre os processos pode fazer com que clientes, chefes e outras pessoas envolvidas em projetos que você atua demonstrem ansiedade e resistência. Entenda em quatro passos como lidar com esses comportamentos e de que forma você pode influenciar positivamente e transformar os resultados.
Explique os benefícios do planejamento
Para começar é importante deixar bem claro ao cliente o passo a passo do serviço para ele entender como as coisas funcionam e não criar expectativas irreais que geram ansiedade. Não deixe para falar tudo em uma reunião, vá aos poucos explicando os benefícios de seguir o plano com calma, assim ambos os lados estarão alinhados.
Intercale o planejamento com mini entregas
Passe a mandar conteúdos que servem como inspirações para o projeto, podem até ser Reels e TikToks. Dessa forma o cliente vê possibilidades que podem ser aplicadas à realidade dele e até já pode compartilhar a opinião quanto ao assunto, o que ajudará você a direcionar o serviço de acordo com suas preferências.
Dê pequenas doses de trabalho ao cliente
Como alguns dizem, “cabeça vazia, morada da ansiedade”, sendo assim solicite pequenas tarefas ao cliente para que ele veja o trabalho acontecer e sinta que está fazendo parte dele. Não precisa ser a lista inteira de afazeres de uma só vez porque isso sim gera ansiedade. Divida essa lista em pequenos passos e vá encaminhando aos poucos para o cliente.
Fale da concorrência
Quando perceber ansiedade novamente por parte do cliente, traga a concorrência dele à tona, pois ela mexe com o lado emocional e competitivo, e o levará de volta ao foco no projeto e na importância de seguir o método definido para o serviço. Dessa forma, sempre que for preciso defender o planejamento, traga consigo uma perspectiva de um concorrente do cliente, pode ser uma ação de marketing deles, um conteúdo e qualquer outra coisa que faça sentido para direcionar o cliente ao rumo certo.
Sempre que um cliente estiver ansioso, siga esses passos e busque formas para fazê-lo focar no que importa, que é seguir o plano e executar o serviço, assim ambos caminham juntos e em sintonia rumo aos resultados desejados.
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