ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO PARA INSTAGRAM | Feed e Stories

Com diferentes plataformas para compartilhar conteúdo (Feed, Stories e IGTV), o Instagram é uma rede social que precisa de estratégia para trazer resultados! Confira um artigo completo e em vídeo sobre Planejamento e Estratégia de Conteúdo e saiba o que postar no Feed e nos Stories. Vem comigo e se joga!

Stories

Antes de falar sobre estratégia de conteúdo, é super importante que a gente entenda a relevância dos Stories para o nosso cliente. Mais de 500 milhões de pessoas acompanham essa função do Instagram diariamente. Pesquisas revelam que os usuários tendem a ver muito mais as “bolinhas” do que rolar o feed, e 73% dos usuários afirmam gostar de conhecer produtos e serviços através dessa mídia.

Do ponto de vista comportamental, um estudo mostrou que existem quatro motivos principais que fazem com que as pessoas assistam aos Stories: identidade, entretenimento, conhecimento e conexão. Veja como utilizá-los a seu favor:

  • Identidade: crie conteúdos que gerem identificação entre as pessoas e sua marca, e estimulem a interação. As enquetes e perguntas do próprio Instagram são exemplos do que fazer.
  • Entretenimento: interligando com os outros motivos, crie formas de divertir as pessoas. Templates para interagir, como o case dos potinhos para preencher com as emoções, são uma ideia. Mas tudo o que envolve o dia a dia na sua empresa e parece entreter, pode ser compartilhado.
  • Conhecimento: vídeo é o conteúdo mais privilegiado pelo algoritmo do Instagram, e é o que o público prefere. Use esse formato a seu favor para compartilhar o seu know-how, participações em cursos, palestras e eventos da área, e tudo o mais que reforçar que você tem domínio sobre o assunto. Uma dica é apostar nas lives, ainda mais enaltecidas pela rede social, porque todos os seguidores recebem a notificação de que você está ao vivo. E o melhor: o conteúdo fica salvo depois e pode ser fixado nos destaques.
  • Conexão: humanizar a sua marca faz com que as pessoas se conectem com ela. Foque na humanização, mostre os bastidores da sua empresa e até mesmo sua equipe. Pedidos sendo empacotados, loja cheia, montagem de peças… Tudo isso mostra que você tem clientes reais e tangibiliza sua marca. As pessoas se conectam com pessoas, e por mais que seu concorrente copie alguns pontos da sua estratégia, ninguém tem o seu DNA.

Ainda sobre o que postar, é importante lembrar que nos Stories vale compartilhar tudo que leve diretamente à conversão, já que nessa ferramenta o contato é privado e isso faz com que a interação seja maior do que nos comentários do feed.

E pra fechar as dicas sobre conteúdo, aproveite os quatro motivos acima e o que mais achar relevante para salvar nos destaques, e organize-os com capas que estejam coerentes com a identidade visual que escolheu para o seu perfil. 

Com que frequência postar?

O número de stories pode ser bem flexível. Você pode postar um número maior em um dia conforme o que está acontecendo na sua marca, e aparecer menos no outro. Não há necessidade de pensar em um número fixo, o importante é testar. Veja quantas pessoas assistiram ao seu primeiro story, e quantas ainda estão com você no último. Dessa forma, você entenderá que há marcas que publicam 15 por dia, e outras apenas 1, alcançando o mesmo resultado.

Feed

Se formos comparar o Instagram a uma loja, os Stories são o momento em que o cliente já entrou, e o feed é a vitrine do seu negócio. No feed que você mostrará a construção da sua marca, quem é, quais são os atributos e a personalidade, e humanizar, mas de uma forma mais organizada e coesa.

Para seu conteúdo de feed, procure ter uma organização visual que faça sentido, seja em formato de feed infinito ou mesmo na preocupação com a harmonia das cores. Essa harmonização por si só não atrai, mas gera retenção. As pessoas sentem que merecem “ficar” quando acham seu conteúdo bonito, e apertam o botão de seguir.

Use o feed para comunicar quem sua marca é, complementar a história dela, mostrar o seu apoio à causas, divulgar seus produtos e detalhes diferenciados. E lembre-se: o óbvio também precisa ser dito!

Quanto à frequência, o feed demanda uma quantidade menor em relação aos Stories. De forma geral, poderia sugerir uma vez ao dia, mas novamente é uma questão de teste. Há empresas publicando dia sim, dia não ou até 3x por semana e com ótimos resultados. Estratégia é mais importante do que a quantidade por si só.

Espero que com essas dicas fique mais fácil gerar conteúdo relevante para o seu Instagram e conseguir ótimos resultados. Até a próxima!

Escrever comentário sobre Planejamento de Conteúdo Instagram | O que postar no Feed e Stories