INFLUENCIADORES DIGITAIS | Como medir os resultados das ações

Os digital influencers são criadores de conteúdo que influenciam o comportamento do seu público e podem contribuir muito para sua estratégia de marketing, seja por meio de ações comerciais, com publicações patrocinadas, ou de relacionamento, com o envio de produtos para experimentação.

Mesmo crescentes, as ações com influenciadores digitais ainda são uma grande novidade para muitas marcas, por isso recebo com frequência a dúvida de como saber se essa estratégia está dando certo.

Antes de entender o que considerar ao mensurar os resultados, o primeiro passo é ter clareza do objetivo da ação, seja ele aumentar a sua base de seguidores ou gerar vendas diretas a partir da exposição do seu produto ou serviço. É importante que esse objetivo esteja muito claro para o influencer e que as expectativas estejam alinhadas para que a ação surta o efeito esperado.

Uma vez definido o objetivo principal, é hora de estabelecer os referenciais para medir os resultados:

Aumento de seguidores

Se seu intuito é aumentar a base de fãs, calcule quantos seguidores em média sua marca ganha por semana, ou por mês, e use algum referencial, que pode ser, por exemplo, o ano anterior. A partir dessa base, você pode medir ativamente o ganho de seguidores em 48 horas após realizada a ação, se ela estiver aparecido no Instagram Stories, ou até quinze dias se ela estiver nos destaques ou no feed.

Essa relação entre o crescimento orgânico da sua marca e o número de fãs que vieram a partir da ação vai mostrar o quanto determinado influencer trouxe de resultado.

Geração de vendas diretas

Se seu objetivo é que o influenciador digital mostre seu produto ou serviço e gere vendas no site, a melhor forma de mensurar esse retorno é ter um cupom de desconto ou link exclusivo que ele possa divulgar em suas redes sociais. Assim, se o consumidor utilizar o código promocional do influencer, por exemplo, você conseguirá medir o número de vendas geradas a partir da ação.

Caso o influenciador receba um link para divulgar, ferramentas como o Google Analytics também podem ajudar a entender se o tráfego para o seu site veio da divulgação, especialmente se você configurar códigos UTM personalizados para saber a origem das visitas.

Já se o negócio for físico, você precisará medir de uma forma mais artesanal a origem das vendas, utilizando um cupom como referência ou mesmo perguntando no fechamento de que forma o cliente chegou até você. Essa dica vale para qualquer atendimento como uma forma de medir outras ferramentas, como site, google, indicação e redes sociais.

Para impulsionar ainda mais sua ação comercial, aí vai uma dica de ouro: na hora de combiná-la, além de alinhar os objetivos, ofereça uma bonificação extra para o influenciador. Isso enriquece o conteúdo dele como uma vantagem exclusiva para a audiência, e também te ajuda a vender mais.

Espero que essas dicas te ajudem a mensurar os resultados e que você tenha muito sucesso em suas ações com influenciadores digitais. Até a próxima!

Escrever comentário sobre INFLUENCIADORES DIGITAIS | Como medir os resultados das ações