O QUE POSTAR | PAUTA E CRONOGRAMA PARA REDES SOCIAIS

Como sequência à nossa mini aula de planejamento, é hora de integrar essa parte estratégica a uma etapa bem “mão na massa” de classificar nossos conteúdos por categorias, frequência e escolhas das redes. Vem comigo e se joga!

Parte 1: O QUE POSTAR | Planejamento de Conteúdo

No vídeo anterior, vimos que para definir o que postar, precisamos conhecer as nossas personas, entender a jornada de compra e acompanhar os movimentos da concorrência, tudo isso respeitando a sua identidade de marca.

Com esse entendimento de como seu potencial cliente é e como se comporta em cada etapa do funil, chegamos ao passo a passo para definir o nosso cronograma de ações:

Categorias de Conteúdo

Seguindo as dicas da parte 1 sobre o que postar em cada etapa da jornada de compra, coloque o funil no papel e comece a definir tipos de conteúdo para cada momento, da descoberta ao fechamento da venda. Com esse exercício, você deve encontrar em torno de cinco categorias de conteúdo que geram várias ideias de postagens, como diferenciais do serviço, depoimentos de clientes, novidades e informativos.

Escolha das Redes

A partir do momento que a gente mapeou o público-alvo, fica mais fácil entender onde essas pessoas estão e assim definir em que redes sociais publicar. Hoje, a estimativa é de que 98% dos brasileiros estão no Facebook, e boa parte está migrando (e não necessariamente trocando) para outras redes sociais, como o Instagram, que compartilha o mesmo gerenciador de anúncios.

Um ponto interessante a respeito do Instagram é que ele vai trazer resultados melhores para quem tem apelo visual. Se você vende motor de avião, por exemplo, é mais interessante escolher outras saídas, como parcerias, e-mail marketing e inbound marketing.

Lembre-se: rede é só a ferramenta, o seu objetivo é a estratégia.

Conforme for seu público-alvo, você ainda pode explorar outras redes, como o Music.ly para públicos muito jovens; o Twitter, que não é o ideal para divulgação mas funciona para atendimento e relacionamento; o blog, que além de auxiliar a etapa de descoberta, ainda contribui para o “rankeamento” nas buscas do Google; o Youtube, que é interessante tanto na jornada de descoberta quanto na comparação e tem sido uma forte aposta por todos os gigantes da tecnologia; e o Linkedin, ideal para quem trabalha com relacionamento B2B.

O mais importante dessa etapa é entender que não precisa seguir a maioria. Você deve estar onde seu cliente estiver, de acordo com os objetivos definidos no seu planejamento.

Dica: procure sempre utilizar o mesmo nome nos perfis, para facilitar a busca e a construção da sua marca. Para isso, a ferramenta Namechk te ajuda a encontrar nomes disponíveis.

Frequência

Para falar sobre essa etapa, precisamos entender o conceito de Edgerank, que consiste em um algoritmo para determinar como o seu conteúdo é entregue no Facebook e no Instagram.

Em média, a cada 100 seguidores, somente 20 serão impactados de forma orgânica. Isso reforça a importância das estratégias de mídia paga. Mas de forma geral, existem alguns atributos que vão contribuir para a entrega gratuita das publicações, e a frequência é um deles.

Se antes as marcas entendiam que quanto maior a quantidade de posts, mais seriam vistas, hoje fala-se muito mais em definir os tipos de conteúdos e garantir a interação, que é outro atributo para o algoritmo classificar a qualidade da publicação.

Não há um número específico para recomendar em relação a quantidade de posts. Há marcas que postam em dias alternados tendo resultados melhores do que quem posta todos os dias. Isso vai depender da relevância do seu post, e conteúdo de qualidade demanda tempo e esforço. Por isso você precisará testar o que e quando funciona melhor para o seu objetivo, de acordo com o interesse do seu público.

Espero que com essas dicas fique mais fácil definir as suas redes sociais e traçar o cronograma que vai direcionar a sua estratégia de marketing digital. Até a próxima!

Veja também o tutorial completo para etapa de Planejamento de Conteúdo para Redes Sociais.

Escrever comentário sobre O que e onde postar | Como Criar Pauta e Cronograma para Redes Sociais