O QUE POSTAR PARA CONVERTER | COMO VENDER NAS REDES SOCIAIS
Muitos likes, poucas vendas? Esse cenário onde a gente tem engajamento nas redes sociais, mas não consegue resultado em vendas é muito comum. Por isso, hoje vou continuar o passo a passo de planejamento com dicas para transformar seguidores em clientes. Vem comigo e se joga!
Parte 1: O QUE E QUANDO POSTAR | Planejamento de Conteúdo
Parte 2: O QUE E QUANDO POSTAR | Pauta e Cronograma
Olhe só a pergunta que recebi no Youtube:
“Camila, minhas redes sociais têm muitos likes e comentários, mas eu não consigo vender nem gerar interesse de um potencial cliente por lá. Você tem alguma dica?”
Para fazer com que os seguidores queiram comprar seu produto ou serviço, o primeiro passo é verificar se o seu planejamento de conteúdo está alinhado ao seu objetivo, conforme falamos no primeiro vídeo.
A segunda dica é avaliar sua estratégia comercial. Entenda que vender vai muito além do marketing digital. Envolve atendimento, percepção sobre seu produto, atributos que levam o cliente a fechar com você e até mesmo o impacto de sua marca sobre a decisão de compra. Não sabe onde está errando? Uma boa prática é conversar tanto com clientes insatisfeitos quanto com fidelizados para mapear em que etapa você deveria melhorar.
Comercial alinhado, a terceira dica é entender se você passa pela etapa de comparação. Como já falamos no canal, uma vez que o potencial cliente descobre sua solução, você será comparado. É nesse momento que pode estar a falha. Talvez sua estratégia de conteúdo esteja muito focada na divulgação, mas não tão forte na etapa de construção de autoridade.
Tenha o cuidado de garantir que esteja mostrando seus diferenciais e benefícios, por mais óbvios que possam parecer, e que você seja percebido como a melhor solução para a dor do cliente. E aí vão algumas sugestões de como fazer isso:
- Publique depoimentos de clientes satisfeitos, para que o referencial de autoridade não parta só do que você diz.
- Mostre seu serviço sendo prestado, para que as pessoas percebam que há clientes optando por ele. Isso gera identificação e faz com que o cliente sinta que o risco de dar errado seja menor.
- Descreva os benefícios da sua entrega. Não vale dizer somente que sua geladeira é a melhor, por exemplo. Explique o que ela tem de única.
- Por fim, algo muito importante: garanta que os perfis da sua marca tenham diversas formas de contato muito claras para que o cliente possa ter um contato direto com você, e que seu conteúdo tenha gatilhos que o despertem para essa conversa.
Para concluir o passo a passo, tenha certeza que você esteja medindo a taxa de conversão e todas as métricas relevantes para o seu negócio. Muitas vezes a gente acha que não está gerando resultado, porque na verdade não está medindo.
Ao analisar os dados, você pode tanto identificar em que etapa está falhando, quando descobrir que a falta de resultado é apenas uma percepção. A facilidade que temos de mensurar resultados com o marketing digital é uma oportunidade incrível para sair do achismo e identificar as melhores oportunidades.
Espero que tenha gostado das dicas e que esse passo a passo gere ótimos resultados para o seu negócio. Até a próxima!