A Bio do Instagram é um espaço em destaque no seu perfil para que você fale a respeito da sua atuação e converta visitantes e seguidores. Será que você usa o máximo potencial dessa área?

Logo que entra no seu perfil, a primeira coisa que seu público vê é a sua foto e a bio, por isso ela é o primeiro ponto de contato, seja você marca, loja, empresa ou profissional. É por isso que esse espaço é super estratégico para fazer com que esse novo visitante passe a te seguir e reforçar o seu posicionamento e atuação.

Para garantir que você aproveite a bio da melhor maneira, aqui vão algumas dicas:

  1. Frase inicial

Use uma frase curta que gere identificação com seu público-alvo. Ela pode mostrar o seu propósito, sua razão de existir, ou focar no resultado e na transformação que você gera.

Outra informação que pode estar nessa primeira frase é a delimitação do público que você atende, dessa forma você qualifica ainda mais o perfil que deseja ter como seguidor e cliente. Tomando como exemplo o Ítalo Ventura, que em seu perfil escreveu “Ajudo mulheres a encontrar o amor”, em poucas palavras já está muito claro o que ele faz e a quem se destina.

Uma terceira sugestão para essa parte inicial do texto é reforçar o tipo de conteúdo que você gera (vídeos diários, dicas todos os dias nos stories…), assim você ajuda quem chega a entender como vai consumir os conteúdos. No meu caso, quando me refiro aos meus vídeos e podcasts, sempre falo em “doses generosas de informação”.

  1. Diferenciais

A bio é também um espaço para dizer o que faz de você único e reforçar sua credibilidade. Você pode falar sobre atributos exclusivos, premiações, formação profissional, ou qualquer outra característica que mostre sua autoridade no segmento. Em meu perfil, cito que fui 2x ganhadora do prêmio de melhor profissional de marketing digital, algo diretamente relacionado ao meu propósito e aos resultados que gero.

  1. Atuação direta

Utilize o espaço da bio para mencionar diretamente como você entrega seu propósito, dessa forma você tangibiliza essa informação. No caso de profissionais, como eu, especifique sua atuação. Ex.: Consultora, professora e palestrante.

Dica extra para negócios locais: use a bio para delimitar sua atuação. Ex.: somente sob encomenda, somente na cidade tal, endereço da loja, entregas em tal região.

  1. Emojis

Com uma quantidade bem limitada de caracteres, os emojis podem ajudar a separar as informações em tópicos, humanizar sua marca e ainda chamar a atenção. Em relação a quantidade, a resposta sempre vai depender do tom de voz da sua marca: descontraída ou formal.

  1. CTA

A dica para a última etapa do texto da sua bio é sempre ter um call-to-action, ou seja, uma chamada orientando para alguma ação. Ex.: Entre em contato, acompanhe outros canais, participe, fale comigo, inscreva-se agora.

Para fechar, logo abaixo da bio existe uma opção para inserir o link, que sempre deve estar de acordo com a chamada para ação do texto. Se a comunicação com seus clientes é feita por WhatsApp, por exemplo, usar a bio para escrever o telefone é uma perda de espaço e oportunidade, já que o público dificilmente terá o trabalho de memorizar o número, salvar no celular e buscar seu contato no aplicativo. Em vez disso, use o link do WhatsApp para que ele fale com você em um clique.

Super dica para quem tem mais de uma url importante: o Linktree é uma ferramenta gratuita que permite transformar uma única url em várias possibilidades. É assim que aproveito para linkar meu canal do Youtube, meu podcast, e outras iniciativas que estejam rolando. Em situações específicas, como foi o caso do lançamento do meu novo curso online Instagram para Marcas, substituo esse link pelo principal, e depois volto a utilizá-lo.

Espero que tenha ajudado você a entender a importância da bio e como usá-la da melhor forma para gerar resultados. Agora, mão na massa!

Escrever comentário sobre Bio do Instagram | O que colocar para ter resultados