Uma dúvida muito recorrente em minhas redes sociais é sobre como saber mais a respeito dos concorrentes. Que produtos mais vendem? Quais as páginas mais acessadas? Que estratégias utilizam? Será que existe essa fórmula mágica? Hoje quero te propor uma ferramenta que pode ajudar a encontrar essas respostas!

Monitorar o mercado é dever de todas as empresas. É a partir da concorrência que nosso cliente estabelece o diferencial, e com essa comparação que ele toma suas decisões.  Então seja você empresa ou profissional autônomo, acompanhar os concorrentes  precisa ser um hábito.

Como já entreguei logo no começo, existem ferramentas que facilitam muito o dia a dia do Marketing e respondem perguntas que você tem a respeito de seus concorrentes. Uma delas é a SemRush, que já utilizo e quero apresentar algumas vantagens.

Adianto que o plano médio sai entre 300 e 600 reais por mês, então a ferramenta não é tão acessível e pode não ser viável para todas as empresas, mas ainda assim recomendo pelo menos testá-la para conhecer os recursos e de repente encontrar alternativas que, combinadas, também possam apresentar esses resultados. O teste grátis é limitado, mas vale a pena experimentar.

Outra dica para quem é profissional liberal ou tem um pequeno negócio é contratar um plano em grupo, assim você dilui os custos e compartilha os benefícios.

Um dos recursos mais interessantes do SemRush é a análise de domínio e tráfego. Dentro da ferramenta, você pode inserir os sites dos seus concorrentes e obter várias informações para analisar. Vale lembrar que em qualquer ferramenta de marketing digital os dados costumam ser aproximados, mas mais importante do que contar os centavos, é estabelecer um referencial para tornar os dados mais realistas.

Com os sites dos concorrentes cadastrados, você saberá o número aproximado de visitantes únicos por página, quantas pessoas visitaram a home do site, quantos clientes colocaram determinado produto no carrinho e quantos efetivamente pagaram lá no check-out.  Com essa visão do funil de vendas, será possível comparar com a realidade da sua empresa. Será que seu e-commerce está mais otimizado? Será que o concorrente tem a mesma taxa de conversão que você? Em que etapa ele perde clientes?

A mesma comparação é útil ainda que você não tenha um e-commerce. A partir dela você pode saber quantas pessoas aproximadamente buscam por determinado serviço do site, quantas entram em contato, que temas são mais acessados no blog, e por aí vai. Suponhamos que você tenha várias categorias. Nesse caso, pode ser feita a comparação das que mais geram resultados, o que pode ser útil para definir, por exemplo, qual o foco do seu orçamento de mídias.

Uma empresa de cama, mesa e banho, por exemplo, pode ver que a concorrência está focada em vender toalhas, e adotar uma estratégia complementar focando em edredons, em vez de competir pela mesma categoria de produtos.

Áreas de interesse focadas em desenvolvimento de produto também podem se beneficiar.  Se você vende moda feminina e a análise do concorrente mostra que o público traz um alto volume de acessos na página de vestidos, pode comparar se essa categoria traz o mesmo volume para seu site, entender se esses acessos correspondem às vendas ou se o público não está encontrando o modelo que gostaria de comprar, e a partir de então mapear os próximos passos do desenvolvimento.

O SemRush auxilia também o monitoramento da origem do tráfego, desta forma respondendo qual o investimento dos concorrentes em determinadas campanhas. Em links patrocinados, por exemplo, você consegue saber que sua concorrência está ofertando determinados produtos, enquanto está focando em outra categoria no blog, e em um terceiro produto em ações com influenciadores. Essa análise, além de auxiliar o direcionamento de verbas, ajuda também a quebrar achismos como “nosso concorrente vendeu todo estoque de camisetas e o nosso está empacado”, porque com informações de tráfego você descobre que na verdade houve um esforço de mídia muito grande naquele produto.

Campanhas ocultas, como landing pages, também aparecem na ferramenta e ajudam a descobrir estratégias de marketing altamente segmentadas, contribuindo para elaborar estratégias muito melhores, porque você vai parar de bater de frente, que nem sempre é uma opção vitoriosa, para obter resultados maiores por um esforço menor.

Juntando o feeling, a vivência do comercial, e informações científicas fornecidas por ferramentas como essa, é possível encontrar a tão sonhada oportunidade, a cereja do bolo que pode estar onde há muito interesse e baixa concorrência, e dessa forma você poderá desenvolver estratégias mais assertivas e resultados excelentes.

Escrever comentário sobre Análise da concorrência com SemRush | Dica de Ferramenta