VERGONHA DE APARECER | COMO SUPEREI E DICAS QUE FUNCIONAM

Confira em

O que hoje é algo tranquilo e até prazeroso para mim já foi um desafio. Após deixar o canal parado por três anos, sofri muito para entrar ao vivo e gravar Stories. Foi aí que tomei a decisão de superar a vergonha de aparecer, me inspirando em outras pessoas que também passaram pelo mesmo bloqueio e aplicando dicas que realmente funcionam. Quero compartilhá-las porque tenho certeza que mudarão sua perspectiva sobre aparecer. 

  • Apenas eu saberei do meu nervosismo

 

Minha primeira live no Instagram aconteceu em meio ao cenário de incertezas do início da pandemia. Muitas pessoas estavam com dúvidas e muito aflitas sobre a situação, foi aí tive que tomar a iniciativa porque era um assunto que não cabia nos Stories. 

 

A questão é que quando começou a live, minha voz não saiu, eu paralisei, porém, eu havia me preparado com o pensamento de que apenas eu saberia do meu nervosismo, então eu fiquei em silêncio por um período de tempo mas com a expressão de que era algo proposital. Quando eu assisti à live posteriormente, vi que o meu nervosismo não era visível, mesmo que por dentro eu estivesse desesperada. 

 

Para momentos parecidos eu gosto de utilizar a frase: “Você não será forte até se tornar forte”, que significa basicamente que o fortalecimento é contra intuitivo, basta pensar na academia: para fortalecer os músculos existem períodos de dor que são necessários. Nesse caminho, para o cérebro, a dor não faz sentido e para se fortalecer será necessário tolerar o desconforto gerado no corpo, independente de qual seja a situação. No meu caso, estabeleci a meta de fazer cinco lives, e mesmo que com um grande receio, eu me comprometi com o objetivo e continuei com o pensamento de que eu seria a única ciente das minhas emoções.

  • Estou nervoso(a) mas vou parecer seguro(a)

 

Quando eu estava estudando métodos de pessoas que passaram pelo que passei, eu conheci uma frase em inglês escrita da seguinte forma: “Fake it till you make it”, que seria equivalente a “finja até que seja real”. Isso significa que mesmo que sua confiança não seja real, você pode fingir até que seja.

 

O primeiro passo para fazer isso é não colocar um holofote em cima do que se deseja camuflar, portanto, se estou nervosa e não quero que ninguém perceba, evito falar coisas do tipo: “Ai gente, estou tão nervosa” ou “ desculpa, é que estou nervosa demais”. Essas falas trarão a atenção do público justamente para o que você deseja esconder no momento. 

 

Para parecer segura eu tive que trabalhar a minha expressão corporal, porque o jeito que gesticulamos, transmite uma postura de segurança ou insegurança. Manter os ombros abertos, o peito estufado e utilizar de gestos comedidos mostrando as palmas das mãos e direcionando ao que interessa são maneiras ótimas de transmitir segurança. É importante evitar ficar encolhido e gesticular demais, se deve focar nos movimentos suaves e precisos e com um detalhe importante, manter o olhar para a câmera e não para os comentários, pois isso apenas gera aflição.

 

Uma dica extra é se manter hidratado. O nervosismo naturalmente deixa a boca seca e a sede não é um bom componente a mais de um momento que já é tenso. Sendo assim, se hidratar antes e durante a live fará com que fiquemos cada vez mais tranquilos.

 

Aplicando essas dicas, você perceberá que com o passar do tempo esse período de desconforto diminuirá cada vez mais. Eu nunca tive talento, porém treinei demais e me desenvolvi, o talento ajuda apenas no primeiro passo, será a persistência que mudará seus resultados futuros.

plugins premium WordPress

Alexandre Almeida

Estrategista de Marketing

Outras Especialidades

Gerenciamento de Projetos

Apresentação

Sou estrategista de marketing, especializado em gerenciamento de projetos. Atuo tanto com empresas tradicionais quanto com infoprodutores — ajudando a organizar processos, posicionar marcas e estruturar estratégias que sustentam o crescimento. Ao longo dos últimos 11 anos, estive presente desde a construção e lançamento de produtos digitais até a implementação de processos de marketing na indústria, sempre com foco em resultado, propósito e diferenciação. Meu trabalho começa com escuta ativa, passa por investigações profundas e decisões estratégicas viáveis, e termina com uma direção prática — porque marketing, pra mim, é tanto ciência humana quanto ciência exata.