INSTAGRAM STORIES | ESTRATÉGIAS QUE FUNCIONAM

Apesar de existirem novos métodos e formatos de publicações no Instagram, acompanhados de mudanças no algoritmo, os Stories continuam sendo excelentes para desenvolver e compartilhar storytelling com os seguidores, interagindo com eles e gerando resultados. […]

Apesar de existirem novos métodos e formatos de publicações no Instagram, acompanhados de mudanças no algoritmo, os Stories continuam sendo excelentes para desenvolver e compartilhar storytelling com os seguidores, interagindo com eles e gerando resultados. Neste conteúdo contarei algumas estratégias que funcionam e exemplos práticos para te inspirar, vem comigo!

 

No ano de 2017 eu gravei um vídeo falando sobre Instagram e nele comentei sobre como era importante estar presente de maneira constante nos Stories e mesmo hoje em dia, recebo comentários de pessoas dizendo que o conteúdo continua funcional. Isso acontece porque os Stories ainda são a principal ferramenta do Instagram, a estrela da plataforma, pois mesmo com o passar do tempo e com mudanças no algoritmo, eles continuam muito relevantes quando o assunto é a busca por engajamento, ganho de seguidores e por fim, a venda de produtos ou serviços.

 

É fato que quando conversamos sobre alcance hoje em dia, o Reels toma conta do assunto, mas com ele existe o desafio da edição, já os Stories são  um formato de conteúdo fácil de ser feito e mais espontâneo, menos editado. Como principal ponto, com os Stories é possível construir uma história, o famoso storytelling, algo que faz toda diferença porque não é possível fazer isso através do feed. Lá existem muitas distrações, além de que, publicar demais no feed incomoda os seguidores e nos Stories não, as pesquisas mais recentes apontam que no Brasil existe uma tolerância de até vinte em sequência.

 

Os resultados dessas pesquisas significam que nosso seguidor está disposto a nos acompanhar por um bom período de tempo e isso é uma ótima oportunidade  para todos que  querem gerar negócios e resultados. Esses dados não significam que o feed deixa de ser importante, porque ele continua sendo a vitrine da marca, é a primeira coisa que se olha quando se entra em um perfil, no entanto, os negócios acontecem nos Stories e é necessário estar presente através deles.

 

Utilizarei um exemplo da vida real para demonstrar que utilizar os Stories da maneira certa não é algo repetitivo ou que incomode os seguidores: Um corretor de imóveis receberá um cliente às 10h, para aproveitar a ida ao imóvel, ele chega mais cedo e começa a gravar os Stories de maneira natural, podendo incluir diversos conteúdos sobre o lugar como localidade, pontos positivos e até um breve tour pelo local. Dessa maneira, o corretor do exemplo conseguiu diversas vantagens ao compartilhar vários pontos positivos sobre o lugar, a percepção de que está com a agenda ocupada e que é dedicado com o serviço. Isso tudo influenciará na venda do imóvel e também abrirá portas para novos interessados. Essa dica vale para todo tipo de serviço.

 

Algo importante para se notar é que quando for compartilhar algum detalhe importante nos Stories, é ideal que se escreva esse detalhe, isso porque aproximadamente 50% das pessoas assistem aos Stories sem o áudio habilitado e com o texto você captará a atenção dessas pessoas.

 

O alcance dos Stories é uma métrica que pode causar frustração, mas não se frustre porque a média no Brasil é de apenas 4% dos seguidores. Esse percentual, mesmo que baixo, contém as pessoas que realmente se engajam com o conteúdo e são elas que comprarão o produto ou contratarão o serviço. Dito isso, é importante retribuir esse engajamento e existem diversas ferramentas nos Stories que podem ser utilizadas, como a caixa de perguntas e enquetes, elas são ótimas para prestadores de serviço que não possuem algo tangível para mostrar.

 

Fazer uma quantidade grande de Stories é um desafio e requer planejamento e agenda porque esse Marketing deve ser prioridade para a marca, não basta possuir bons produtos ou serviços se você não for capaz de atrair e reter clientes. As métricas dos perfil devem ser analisadas para saber os melhores horários e conteúdos a serem publicados e o mais importante é reservar esse tempo porque com certeza trará resultados, basta aplicar as estratégias corretas.

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