Hora de responder a dúvida que não quer calar: quantos posts por dia no Instagram? Com tantos formatos de conteúdo em uma só rede social, é importante conhecer a frequência ideal para ter resultados com stories, feed, lives, IGTV e reels.

Antes de falar de quantidade, vale lembrar que já existem pesquisas que apontam 76% de aumento do consumo no Instagram nesse momento de pandemia, distanciamento social e aceleração digital. Diante desse indicador, muitas marcas e profissionais têm intensificado a frequência de publicações e é necessário que você se ajuste a esse contexto para não perder espaço e oportunidade de aparecer, atrair e vender.

Nesse momento, é essencial que buscar uma frequência diária no feed para seguir tendo resultados, acompanhando as mudanças no comportamento do seu cliente e os ajustes que sua concorrência está fazendo. De nada adianta fazer um conteúdo muito mais ou menos para garantir essa frequência, mas evite cair na armadilha do perfeccionismo. Uma frequência maior aumenta as chances de emplacar um conteúdo e é comum que aquele post que você não aposta tanto gere ótimos resultados, assim como pode acontecer de investir esforço demais em uma publicação que não tenha tanto retorno. Em vez de querer perfeito, procure fazer bem feito, mas lembre-se que dá o mesmo trabalho gerar um conteúdo intermediário e um realmente relevante, então procure ter esse cuidado.

Na minha estratégia procuro inserir também uma live semanal. Esse formato é um verdadeiro remédio para o algoritmo e ajuda a gerar um conteúdo rico que aproxima os seguidores e pode ser aproveitado também em outros formatos, como IGTV com a transmissão na íntegra ou um trecho em destaque no feed. Tenho um tutorial no Instagram que ensina passo a passo a fazer esse recorte com dois aplicativos gratuitos e muito fáceis de usar.

Nesse momento de pensar em lives, existe muto receio pela quantidade de pessoas assistindo, mas não veja isso como principal objetivo. Pense no potencial de notificação de todos os seguidores, preferência do algoritmo e, é claro, em se relacionar de uma forma mais próxima com aquele púbico cativo, que não é tão numeroso, mas pode ser super relevante para sua construção de marca.

Ainda com frequência semanal, outra dica é utilizar o IGTV como um conteúdo rico e de grande relevância tanto para sua audiência quanto para o algoritmo. E lembre-se de que com a live salva no IGTV, isso vai te ajudar a garantir essa constância quando não tiver vídeos novos para compartilhar.

É impossível falar sobre frequência sem exaltar a grande flexibilidade do Stories, que pode justamente ser a sua garantia de conteúdo diário sem aquele esforço exigido por publicações de feed, mas com grande potencial para quem trabalha com vendas. Pesquisas indicam que 1 a 7 stories por dia é uma consistência adequada para gerar interesse em assistir e interagir por mensagem direta.

E para fechar, não deixe de explorar o Reels, nova funcionalidade do Instagram que é um verdadeiro presente de 2020 para quem busca uma entrega orgânica incrível em conteúdos rápidos, descontraídos e complementares em sua frequência.

Tenho um conteúdo específico sobre ele no canal e abordo de forma mais aprofundada em meu curso online Instagram para Marcas que já tem lista de espera para a próxima turma e logo estará com inscrições abertas para quem deseja aumentar seguidores, ter engajamento e vender muito mais.

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