Para sermos capazes de tomar decisões precisamos desenvolver a disciplina. A disciplina tem relação direta com os resultados que você quer alcançar, pois eles não surgem de um esforço máximo num curto período de tempo, mas sim na consistência das suas ações. Outro detalhe é que a disciplina não tem relação com força de vontade, já que esse recurso é escasso. Não conseguimos ter força de vontade em doses eternas. Mais cedo ou mais tarde seremos confrontados com tarefas que são desagradáveis e nesse momento é normal sentir vontade de desistir.

Quando alguém comenta a respeito de como sou disciplinada, preciso dizer que não é talento. O que eu tenho é consistência em minhas atividades e isso é essencial para alcançar os resultados que queremos. Ao longo deste conteúdo, vou compartilhar com vocês todas as atitudes que eu aplico no meu dia a dia para ser uma pessoa mais disciplinada.

Valorize o esforço

O ser humano adora ter o esforço valorizado. Um exemplo claro é quando queremos desenvolver disciplina em crianças. Simplesmente elogiar e enaltecer a inteligência de uma criança cria uma falsa sensação de que ela nasceu assim. Ao invés disso, valorize o esforço e a dedicação da criança, mostre que seus objetivos foram alcançados porque ela se empenhou naquilo.

Dê o seu melhor

Tente fazer as coisas da melhor maneira possível. Lembre-se que não é sobre ser perfeito, pois o perfeccionismo é uma autossabotagem que te impede de concluir seus objetivos. O nosso melhor de hoje é diferente do de ontem e vai ser diferente do de amanhã.

Sinta que cumpriu o seu dever

Coloque todo o seu foco na sensação de dever cumprido. Divida suas tarefas em diferentes partes e, como dito antes, dê o seu melhor em cada uma delas. Dessa forma, quando terminar, terá a sensação de recompensa e consequentemente irá valorizar o seu esforço.

Modelos de Atuação

Inspirada pelo Vale do Silício, quero falar para vocês a respeito de dois modelos que eu utilizo na hora de realizar tarefas que não são tão fáceis para mim.

  • Modelo de Performance

Esse modelo está diretamente ligado ao resultado e sua principal relação está no foco para atingir um objetivo, colocando toda a atenção nos principais indicadores que ajudarão a alcançá-lo. Você terá melhores resultados ao aplicar esse modelo em coisas que faz muito bem.

  • Modelo de Aprendizado

Esse modelo possui o foco nas atividades que te levam a alcançar um objetivo final. Você transforma tudo que está relacionado a esse objetivo em ações. Por exemplo, se você deseja um número específico de seguidores, deverá realizar diversas tarefas que no fim farão você alcançar a sua meta desejada. Lembrando que esse modelo permite o erro, pois não há aprendizado sem erro.

Otimização 

Otimize seus afazeres para um cenário de maior aprendizado e por consequência de maior disciplina. Como fazer isso na prática? Transforme as suas tarefas em algo prazeroso. O prazer permite que você seja feliz em suas realizações e será muito mais fácil atingir um objetivo com qualidade. Cada um encontrará uma forma diferente de realizar isso e a minha arma secreta é o bom humor. Eu sempre tento descontrair em reuniões que geralmente são coisas chatas e trago leveza e felicidade para o momento. Entenda suas necessidade e as otimize para sua realidade.

Para fecharmos esse conteúdo, quero lembrar de uma estratégia que você pode usar na emergência. Quando tudo estiver perdido, recorra ao combo propósito + benefício. Quando você estiver pensando em desistir, lembre-se de por que você começou. Mentalize o seu objetivo acontecendo na prática para que sua energia seja restaurada e assim você terá disciplina e foco para continuar.

Espero que tenha gostado do conteúdo e que sua disciplina seja a incrível recompensa do seu próprio esforço e dedicação.

Escrever comentário sobre Como ter disciplina | na prática