Falar não é desafiador tanto na vida pessoal quanto profissional, porém essencial para os nossos resultados. Quem não tem essa habilidade não consegue se posicionar, correndo o risco de se desagradar, não agradar o outro ou deixar os dois lados insatisfeitos. Somente ao falar não conseguimos tomar decisões, deixar de tentar abraçar o mundo e fazer escolhas focadas em nossos objetivos, por isso quero compartilhar três maneiras que utilizo para falar não com elegância e sem culpa.

  1. Decline e agradeça

Se a situação for a recusa de um convite, por exemplo, emende o desconforto do não com o agradecimento por aquela proposta ou lembrança. Isso transforma a negação em uma situação positiva e pode até manter a porta aberta para uma oportunidade futura.

  1. Decline e ofereça uma nova solução

Em alguns momentos, você pode dizer não, mas oferecer alternativas para o que está sendo pedido. Ainda usando um convite como exemplo, é possível dizer que  não pode comparecer nesta semana, mas dar a opção de marcar na semana que vem ou em outra data específica. Isso pode fazer com que você ganhe tempo, seja para focar em outra prioridade ou para se preparar melhor para o sim. Essa alternativa vale ainda para a indicação de outros profissionais, fornecedores e clientes.

  1. Diga não e siga em frente

Existem situações que não abrem espaço para uma segunda opção e a única solução provável é realmente declinar e seguir a vida, o que deixa ainda mais inseguro quem já tem dificuldade de dizer não. Nesse caso, seja direto e rápido. Claro que vai agradecer, mas sem dar explicações.

Entrar em uma sequência de justificativas só vai prolongar esse momento de desconforto, dar luz para aquilo que você não quer destacar e até mesmo permitir que o outro lado use suas explicações como munição para contra-argumentar, tornando o não ainda mais desafiador.

Precisamos admitir duas coisas:

  • O não pode doer por minutos, mas um sim talvez dure uma vida inteira;

  • Os motivos para declinar geralmente são pessoais, é desnecessário ter sempre uma explicação.

Entendo que apesar de ser uma tarefa tão corriqueira, dizer não às vezes é difícil, mas ao declinar você está ajudando a outra pessoa e a si mesmo, pois é comprovado cientificamente que para ser consistente em seus resultados você precisa ser feliz.

Espero que essas dicas te ajudem no dia a dia, e conto com você para compartilhar comigo caso utilize alguma outra estratégia para declinar.

Escrever comentário sobre 3 Estratégias Para Falar Não