Para começar 2022 com o pé direito com o seu planejamento e estratégias, apresentarei as maiores tendências de Marketing Digital para este ano e como aplicá-las para gerar resultados. Vem comigo!

 

  • Uso de dados

Ser capaz de compilar e analisar as métricas, transformando-as em ações, passa a ser um pré-requisito ao longo do ano. O profissional especialista em analisar dados terá forte demanda. 

Independente do porte do seu empreendimento, possuir e saber interpretar as métricas é essencial, inclusive para analisar situações comportamentais, como Persona. Sempre que apresento dados em publicações, o meu conteúdo se torna mais relevante e passa a transmitir mais autoridade.

 

  • Vídeos

Utilizar vídeos, principalmente os mais curtos e virais, será uma grande tendência para o ano e um formato essencial para obter melhores resultados. 

 

Os mais virais podem ser encontrados dentro do Instagram Reels e TikTok, mas não precisamos deixar de lado os vídeos mais longos do YouTube, porque no Brasil 81% dos consumidores afirmam que estão prontos para comprar determinado produto após assistir a um vídeo. O formato não se limita ao humor e tutoriais, serve para todos que querem construir autoridade e se tornar relevantes em suas áreas.

 

  • E-commerce

Seja B2C(que vende ao consumidor) ou B2B(que vende para outros negócios) ou o Social Selling, que é o que ocorre nas redes sociais, todos se tornarão foco dos holofotes em 2022 e devem ser utilizados para alcançar melhores resultados. Oferecer produtos e serviços pela Internet é algo que já existe há um bom tempo, mas utilizar as redes sociais vem se tornando a melhor cartada para aumentar as vendas.

 

Existem diversas redes que podem ser aproveitadas, mas o Instagram é o que virá mais forte e deve ser o que mais vai se desenvolver a partir daqui, estando presente desde a descoberta de um marca por parte de um consumidor, até a compra.

 

Tenho conteúdos inteiros falando sobre esse tema específico, mas vale ressaltar algo que está dentro dele que é a própria marca utilizando seu material a favor dos resultados. Muito se fala sobre utilizar influenciadores digitais para favorecer a marca e isso pode ajudar mesmo, mas a estratégia aqui consiste no posicionamento da empresa.

O Brasil é o segundo país que mais acompanha os criadores de conteúdo, portanto, se a marca é uma das criadoras, o resultado tende a ser melhor. O tipo de posicionamento é basicamente a interação com os clientes, com Stories, comentários e compartilhamentos, se trata da marca se fazer presente de verdade.

 

  • Experiência multicanal (omnichannel)

Essa tendência se tornará cada vez mais real no mundo em que vivemos, gerar uma experiência em diversas fontes de conteúdo propiciará muito mais entusiasmo nas pessoas que consomem. Sendo assim, as marcas que desenvolverem experiências híbridas aos clientes terão mais chances de alcançar resultados melhores, podendo ser construídas em todos os setores, desde a loja física, até o e-commerce e ao perfil bem desenvolvido nas redes sociais. Criar essa interação por diversas frentes fará a diferença para as pessoas que querem consumir o conteúdo ou comprar determinado produto de outra forma.

A experiência híbrida pode ser exemplificada com os conteúdos que eu compartilho, que são feitos em formato de vídeo, podcast, texto e até mesmo Reels, ou seja, compartilho o mesmo conteúdo para todos os gostos, cada um com seu público e peculiaridade. Isso acabará favorecendo experiências de várias formas, levando meu conteúdo a lugares mais distantes. O nosso papel é entender essa tendência multicanal e o comportamento das pessoas, para aplicarmos da melhor maneira à nossa estratégia de desenvolvimento de marca.

 

O ano de 2022 será, sem dúvidas, um mar de oportunidades para todos que estiverem dispostos a implementar as tendências do Marketing em suas estratégias rotineiras e gerais, levando as melhores experiências para os consumidores e visando construir relevância e autoridade para sua marca pessoal ou corporativa.

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