OPORTUNIDADES COM METAVERSO | ESTRATÉGIAS QUE FUNCIONAM

A discussão sobre o que é o Metaverso e o que ele tem a oferecer, não param de crescer. Entenda o que é Metaverso e qual seu impacto real nas estratégias do Marketing Digital.   […]

A discussão sobre o que é o Metaverso e o que ele tem a oferecer, não param de crescer. Entenda o que é Metaverso e qual seu impacto real nas estratégias do Marketing Digital.

 

O primeiro ponto a ser esclarecido sobre o Metaverso é que ele não é apenas a mudança de nome da empresa que conhecemos como Facebook para a atual “Meta”, mas sim uma reestruturação no modelo de venda de anúncios e entretenimento ao mundo. Hoje vemos a tecnologia de forma muito interativa e se desenvolvendo cada vez mais para que fique mais rápida e melhor, no entanto a realidade aumentada que vemos em alguns óculos de realidade virtual está há pouco tempo no mercado.

 

Para a empresa Meta, o futuro do mercado está nas experiências imersivas. A partir do Metaverso que eles esperam ter a base para construir essas experiências em um ambiente profissional que ainda não existe. Algumas pessoas acreditam que seja algo parecido a possuir um avatar dentro de um jogo, mas é algo mais profundo que isso. Para isso a Meta tem objetivo de ir além do software que é o que ela vende atualmente, sua plataforma para anunciantes e usuários de redes sociais, e chegar em um novo mercado de hardware, ou seja, os óculos de realidade aumentada e todos acessórios que virão para melhorar a imersão.

 

Analisando o ideal de futuro da empresa Meta, um jogo virtual é pouco para o que se almeja com a tecnologia. O Metaverso é um é um marco no tempo e já sentimos seus efeitos colaterais, veja bem: Hoje em dia é possível que as pessoas nem se lembrem de alguém que lhes desejou bom dia mas ao mesmo tempo se sentem muito mal quando não conseguem engajamento em um publicação no Instagram. Sendo assim, as experiências virtuais já possuem grande impacto na vida real das pessoas, mesmo sem uma grande imersão ativa nas plataformas sociais. 

 

Algumas mudanças que o mundo digital proporciona são facilmente visíveis na sociedade. Os filtros do Instagram vem sendo mostrados a cirurgiões plásticos como objetivo do que seus pacientes almejam esteticamente, ou seja, algo irreal se tornando meta de vida – com uma visualização que não existia antes das experiências digitais.

 

Outras inovações também se tornam cada vez mais comuns no campo das assistentes virtuais, como a Sabrina Sato que criou uma influenciadora virtual para lhe ajudar com as demandas publicitárias e que inclusive já possui selo de verificado no Instagram, basta procurar por @iamsatiko.

 

Certas empresas estão utilizando de nichos no mercado para acompanhar tendências e criar ambientes mais imersivos no presente. No primeiro ano da pandemia vimos a ferramenta Teams se tornar um ótimo local virtual para reuniões corporativas acontecerem por meio do Teams Mesh. A empresa Gucci vende seu tênis mais barato de forma literalmente virtual, que pode ser usado em jogos e redes sociais. São pedaços limitados do mercado que estão sendo explorados de forma inteligente.

 

Para empresas que querem começar a se adaptar ao Metaverso, um ótimo caminho é abraçar o mercado de nichos, escolhendo públicos e demandas específicas para atuar. Para empresas ligadas ao cenário de construção, arquitetura e design o Metaverso será perfeito porque os clientes poderão ver exatamente como ficará seu apartamento sem se preocupar com incertezas que existem ao decorar.

 

Com o Metaverso se tornando realidade a partir de pequenos nichos e continuando a crescer, será importante que regras e regulamentações sejam delimitadas e a sociedade será responsável por isso, para definir como funcionará no âmbito fiscal, nas relações com prefeituras e tudo mais. As empresas fazem parte das vidas das pessoas, mas não podem determinar todas as regras que os cidadãos terão que seguir, seja em um ambiente real ou virtual.

Por fim, para seguirmos com a tecnologia avançando tanto, é importante que saibamos separar o online do presencial de forma saudável e para isso recomendo que confira o conteúdo gratuito que disponibilizei tratando do Dilema das Redes Sociais. Continue acompanhando os conteúdos gratuitos e caso tenha interesse em dominar por completo o Marketing para marcas com metodologia especializada e individualizada para seu negócio, confira meu site e faça um orçamento ou entre na lista de espera para algum dos cursos ou eventos.

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