DELETAR STORIES AUMENTA O ALCANCE?

Uma suposta estratégia para aumentar o alcance e engajamento no Instagram vem se tornando famosa nos últimos tempos, se firmando na teoria de que apagar os Stories postados no dia anterior fará com que o […]

Uma suposta estratégia para aumentar o alcance e engajamento no Instagram vem se tornando famosa nos últimos tempos, se firmando na teoria de que apagar os Stories postados no dia anterior fará com que o conteúdo alcance mais pessoas e gere mais resultados. Acredito que uma discussão sobre esse tema seja válida para saber se é uma estratégia funcional e que pode ajudar aos produtores de conteúdo ou apenas mais uma fórmula mágica que não leva a lugar algum.

 

Devemos sempre lembrar que quando o assunto é Instagram não existe uma receita pronta para o sucesso, é comum que os resultados variem entre os perfis de acordo com o conteúdo postado e comportamento da audiência. Sendo assim, o que vale para você, pode não valer para outro perfil, as comparações devem ser limitadas. Caso queira ir mais à fundo sobre o comportamento algoritmo, compartilhei materiais ricos em valor sobre o tema de forma gratuita, acesse aqui.

 

O foco aqui, será nos Stories e na estratégia de deletá-los comentada anteriormente, essa que ficou famosa por aumentar a porcentagem de alcance na base de seguidores do perfil. O Instagram compartilha os Stories para aproximadamente 4% dos seguidores, sendo um número frustrante para muitos produtores de conteúdo, que ao se depararem com a possibilidade de aumentar o alcance, podem fazer de tudo para conseguir. 

 

O que deve ser analisado é que o algoritmo sempre compartilhará com as pessoas que realmente engajam com o perfil, sendo uma média de 4%. Além desse parâmetro, outros serão levados em conta para tentar aumentar a porcentagem, como a interação do público e a capacidade de retenção nos Stories, ou seja, o tempo permanecido sem pular para o próximo perfil. Quanto melhores esses dois quesitos e quanto mais rápido as interações acontecerem, o Instagram entenderá que é um conteúdo viral e aos poucos aumentará o alcance da publicação.

 

A partir do entendimento da interação e retenção, foi analisado que por mais que seja viral, próximo ao fim do Stories, ou seja, perto de 24h de publicação, o algoritmo já esgotou o máximo potencial de entrega do conteúdo. Com os Stories sendo deletados perto desse fim, ao publicar um conteúdo o algoritmo entenderá que não há nenhum material postado e divulgará com mais afinco.

 

Com isso analisado, muitos podem acreditar que basta deletar o story para conseguir mais alcance, mas varia muito entre os perfis. No meu caso, já tenho uma boa retenção nos Stories e com a os testes feitos apagando-os, tive um aumento de aproximadamente 5%. Já alguns dos meus alunos que não possuem uma retenção tão grande, não tiveram bons resultados. A partir disso, se deve entender que em alguns casos não tem a ver com o algoritmo, mas sim com o conteúdo e com o comportamento da audiência em si, pois existem determinados públicos que não gostam de consumir muitos Stories, portanto, o alcance não sofrerá grandes aumentos simplesmente por deletar.

 

Em conclusão, é preciso analisar se vale a pena perder tempo apagando Stories para ganhar determinada porcentagem a mais de alcance. No meu caso, esses 5% a mais que consegui deletando posso conquistar focando na criação de conteúdos realmente ricos, sem  falar que apagando o material, eu perco todas as métricas que podem ser muito úteis para a produção do próximo story ou até mesmo para reutilizar determinada publicação. 

 

Não estou dizendo que é um método inútil, pois tenho alunos que alegam conseguir triplicar o alcance quando fazem isso, mas tudo deve ser analisado, pois do contrário pode ser uma perda de tempo por migalhas de alcance a mais. Você pode usar essa estratégia de forma pontual, por exemplo, quando fará o lançamento de determinado produto importante no dia seguinte e já tem alguns Stories postados, dessa forma, para tentar emplacar mais nesse dia, deletar os anteriores pode ser válido.

 

Por fim, sendo pontualmente usada, a estratégia pode ser funcional, mas o foco deve sempre ser na produção de um conteúdo rico e que priorize a audiência que mais engaja no seu perfil, aqueles que sempre estão nas lives, comentando nas fotos e respondendo ao Stories, porque eles que atrairão novos perfis à sua conta e aumentarão seu alcance. No Instagram não existe fórmula mágica, se assim fosse todos deletariam os Stories diariamente e teriam os melhores resultados.

Para entender o algoritmo do Instagram e construir estratégias sob medida para o seu negócio, inscreva-se no meu curso online Instagram para Marcas.

Escrever comentário sobre DELETAR STORIES AUMENTA O ALCANCE?