TIKTOK

Criado na China pelo Bytedance e antes conhecido por Music.ly, o TikTok é um aplicativo para criar e compartilhar vídeos curtos, geralmente com sons e efeitos voltados ao entretenimento. Hoje, quero compartilhar tudo o que você precisa saber sobre essa rede social e responder uma pergunta cada vez mais comum: será que é o momento para sua marca incluí-la na estratégia de marketing?

O TikTok foi adquirido em agosto de 2018 por um acordo em torno de 3,8 bilhões de reais, mas ficou conhecido por uma polêmica que ocorreu no início de 2019, quando um órgão americano acusou a empresa responsável por violar algumas regras a respeito do uso de informações de menores de 13 anos. Esse episódio já diz muito sobre a rede social, que tem como público-alvo principal os adolescentes, e utiliza uma inteligência artificial muito avançada que garante uma entrega de conteúdo precisa, proporcionando uma experiência super personalizada e atrativa para quem acompanha.

Por ser fácil de usar e focado em entretenimento, algo muito comum para gerar conexão e utilizado inclusive como estratégia de alguns influenciadores digitais, o aplicativo tem um formato viral de conteúdo que já o fez ser o mais baixado que grandes apps como Facebook, WhatsApp e Youtube, tanto na Apple Store quanto na Google Play Store. Mas o momento em que passou a chamar a atenção de grandes marcas, foi quando começou a transformar anônimos em verdadeiras celebridades.

O humor e o uso das hashtags são fatores importantes no TikTok, que tem jovens entre 14 e 21 anos como 68% dos usuários. Mas lembre que o Instagram, quando começou a se popularizar, também tinha um público muito específico focado em mulheres de determinada faixa etária, portanto vale a pena ficar de olho seja qual for o seu segmento, mas especialmente se você tem o público jovem como alvo, sugiro atenção redobrada a esse aplicativo.

Os mercados fonográfico e cinematográfico também se destacam na plataforma, já que o formato de vídeos e trilhas sonoras é muito presente nos conteúdos. Além de estúdios, empresas como Avon e Toddy há realizaram ações de marketing no TikTok.

Um ponto de atenção da rede está no fato de ser ainda muito nova, sem métricas avançadas e formatos estruturados de anúncios, o que faz com que a rede não seja tão madura na hora de monetizar e medir as ações. Apesar da dificuldade, muitas marcas já encontraram formas de divulgar seus produtos e serviços em parceria com influenciadores digitais que realizam ações no formato de desafios/challenges. Tudo começa por um post envolvendo uma música (a trilha sonora é parte importante da estratégia), uma hashtag específica e um convite para que os seguidores repliquem esse mesmo desafio, fazendo com que o conteúdo viralize de forma exponencial.

Para você que tem uma marca voltada a esse público e ainda não sabe como se inserir no TikTok, a recomendação é que comece a acompanhar e mapear influenciadores que tenham afinidade com seus valores e objetivos e já estejam fazendo sucesso. Por mais que pareça desafiador para sua empresa planejar uma ação que envolva humor, trilha sonora, hashtag e o comportamento específico para cativar, o influencer pode servir tanto para uma parceria, quanto como uma referência para sua estratégia.

Seja para desenvolver uma ação ou apenas mapear, você precisa ficar de olho no TikTok, porque é esperado pelo mercado de marketing digital que ele comece a ganhar destaque e ser cada vez mais relevante, não só entre adolescentes.

Espero que tenha gostado de conhecer melhor essa tendência e que a novidade possa trazer resultados excelentes para o seu negócio!

Escrever comentário sobre TIKTOK | Guia para Estratégias de Marketing