“Camila, conciliar a rotina da empresa com as postagens é muito difícil, eu não estou dando conta!” Calma… vem comigo que eu tenho uma solução e várias dicas!

Especialmente para pequenas empresas e profissionais liberais, equilibrar as atividades do dia a dia com a necessidade cada vez maior de estar presente nas redes sociais pode ser um desafio enorme. Na correria, os conteúdos são feitos em cima da hora, e acabam não contemplando uma estratégia e uma linha editorial, o que pode gerar equívocos na hora de editar a imagem ou vídeo, ao escrever a legenda ou mesmo quanto ao melhor horário para postar. Dessa forma, você acaba postando em um horário que é mais fácil pra você, mas talvez não seja o ideal para o seu cliente, ou deixando para publicar em momentos de lazer e descanso.

Para mudar esse cenário, quero compartilhar um passo a passo de organização e planejamento que vai te ajudar a inserir o marketing digital na sua rotina:

1. Estabeleça um dia da semana para pensar na sua estratégia

É nesse tempo da sua agenda semanal que você vai planejar o que postar, definir cronograma, pesquisar referências e definir o que precisa ser feito para garantir que esse momento estratégico funcione na prática.

2. Dedique um tempo para gerar conteúdos

Como já comentei várias vezes, conteúdos de qualidade dão trabalho, e você precisa investir tempo e foco nisso. Portanto, estabeleça na sua agenda um momento para produzir imagens e vídeos e pensar nas legendas. Mesmo que conte com uma agência ou colaborador para isso, é interessante ter esse tempo com mais foco e organização para pensar em oportunidades. Essa hora de produzir pode ser um momento com menos fluxo na loja para fotografar uma peça, ou a visita de um cliente que gosta de aparecer e pode ser fotografado ou te enviar fotos, por exemplo. Vale analisar, na sua realidade, qual seria o melhor espaço na agenda para este fim.

3. Agende seus posts

Com o tempo escasso, a maioria deixa para postar conforme produz conteúdo. Se consegue parar apenas no final do dia, posta às sete. Se acabou de tirar uma foto no meio da tarde, posta às três, e por aí vai. O problema é que nem sempre o horário que você publica é o momento em que seu cliente está propício para fechar negócio, e que depender de produzir e postar em tempo real pode te deixar com pressa ou mesmo frustrado caso não surja um espaço na agenda.

Agendar posts, além da vantagem de aparecer para o cliente no horário ideal, te dá a oportunidade de ter momentos de foco total para produzir os conteúdos, responder os contatos com serenidade e garantir mais produtividade.

Uma ferramenta excelente para agendar publicações é a mLabs. Adianto que esse conteúdo não é patrocinado, mas quando comentei que falaria sobre isso, a empresa concedeu um cupom de desconto exclusivo para você testar a ferramenta por um período estendido.

CUPOM: CAMILA RENAUX

Após se cadastrar gratuitamente, você vai acessar o painel e começar agendar suas publicações conforme melhor dia e horário, o que você poderá descobrir com ajuda da MLabs, que tem métricas para te sugerir as melhores opções.

4. Organize o atendimento

Agora que você já a organização de quando planejar, postar e agendar, precisa pensar também no atendimento. Afinal, o cliente está ali querendo ser respondido rápido, e você também quer dar um retorno o quanto antes.

Com MLabs você pode responder de forma unificada todas as mensagens de WhatsApp, inbox do Facebook e direct do Instagram e dessa forma ganhar tempo por não precisar pular de uma plataforma para outra.

O que fazer com esse tempo? Analise métricas, planeje estratégias e busque resultados melhores. Lembre-se que a gente não precisa só ter posts, tem que ter estratégia de conteúdo.

Reforço o convite para que aproveitem esse benefício exclusivo para quem me acompanha e testem de forma gratuita uma nova rotina de marketing digital com planejamento, métricas, agendamento e atendimento. Meu desejo é que essas mudanças te tragam mais produtividade, melhores resultados, mas também garanta qualidade de vida.

Escrever comentário sobre Redes Sociais | Como dar conta