Vocês pediram e aqui está! Vamos falar a respeito de estratégias de conteúdo para digital influencer, os formadores de opinião da internet. Vem comigo e se joga!

Recebi a seguinte dúvida no meu canal:

“Camila, já tenho seguidores que me acompanham e elogiam meu conteúdo. Quero me tornar influencer, você tem dicas?”

Para começar, é importante entender que um digital influencer é um formador de opinião, alguém que influencia o comportamento daquelas pessoas que o acampanham nas redes sociais, blog ou canal de Youtube.

Em tempos de mídia tradicional, os formadores de opinião mais comuns eram as celebridades e especialistas de diversas áreas, como editores de revistas. Hoje, como criator ou criador de conteúdo na internet, você têm a oportunidade de cativar e influenciar as pessoas ao seguir essas estratégias:

Cure uma dor

Isto é, identifique dúvidas, anseios, e ofereça formas de resolver um problema. Exemplo: youtuber que ensina a fazer maquiagem a pessoas leigas.

Conteúdo original e autoral

Utilize a sua vivência para gerar um conteúdo diferenciado e de grande valor. Ainda no exemplo de maquiagem, tem milhares de influencers fazendo tutoriais, mas sempre há um jeito diferente de maquiar, seja pela técnica, jeito de explicar ou mesmo formato de rosto.

Dica de ouro: é normal se inspirar em alguém, mas é preciso ser diferente e único.


Ter um conteúdo autoral e bem segmentado faz com que você tenha autoridade sobre um tema.

Crie o senso de pertencimento

Converse com as pessoas, responda dúvidas, interaja e crie novos conteúdos a partir do que seus seguidores sugerem. Dessa forma, você entende que dores curar e gera o senso de comunidade, que é uma necessidade de todo ser humano.

Gere identificação

Não é apenas sobre o que comunica, mas sim quem comunica. É muito importante para o digital influencer entender com quem está falando para se expressar de uma forma muito mais assertiva, de acordo com o contexto daquela segmentação.

Outro ponto importante é entender que você não precisa ter necessariamente um blog ou um canal de Youtube para se relacionar com o público. Hoje há novos formatos para explorar e gerar conteúdo, como TikTok e Instagram, além de outras plataformas que você pode escolher, baseando-se sempre no público que quer alcançar.

Seja no humor, entretenimento ou informação, há espaço para todo mundo. Por isso faço questão de dar essa dica: não faça conteúdo só para bombar! Tudo isso gera clickbait, conteúdo sensacionalista e por vezes sem propósito. Você deve gerar conteúdo de verdade, aquele em que você acredita, que tem qualidade e diferencial.

Também é importante dar tempo ao tempo. Os grandes Youtubers levam em torno de três anos para criar uma grande audiência. Isso tem tudo a ver com a dica de não se ater somente aos números, mas sim à qualidade. Dessa forma, as pessoas começarão aos poucos a conhecer e se identificar com você, e as marcas verão a oportunidade de se conectar e gerar parcerias.

Espero que essas dicas ajudam quem tem o desejo de se tornar digital influencer. Até a próxima!

Escrever comentário sobre Quer ser Digital Influencer? Estratégias de Conteúdo que Funcionam