Em tempos de agendas lotadas, conciliar nossa rotina com tudo aquilo que a gente precisa aprender é um grande desafio. Mesmo com todos os afazeres do dia-a-dia, temos um grande volume de informação a reter e necessidade de estudar e se capacitar continuamente, e esse ritmo acelerado tende a causar uma grande ansiedade.

Quando os medos da humanidade são mapeados em pesquisas, é muito comum que apareça o medo de não dar conta de fazer tudo aquilo que a gente precisa. Por isso, quero compartilhar com vocês como me organizo para me manter atualizada e informada na medida do possível.

Mas antes, é importante esclarecer que informação e conhecimento são coisas diferentes. Para entender melhor, a informação é como peças de um quebra-cabeça, que estão presentes, mas desorganizadas. Já o conhecimento acontece quando a gente organiza as peças dando forma a esse quebra-quebra, ou seja, é um processo um pouquinho mais estruturado, porque precisa ser construído por todos nós.

 

Otimizar o tempo “inútil”

Horários de trânsito, deslocamento, toda e qualquer fila, salas de espera e até mesmo atividades rotineiras, quando estamos fazendo ações repetitivas como lavar roupa ou ir ao supermercado, são oportunidades para consumir informação. Eu sou gente como a gente e passo por tudo isso também! Mas se você me encontrar fazendo compras ou alguma atividade física, vai perceber que estou com fones de ouvido. Nesses momentos, estou aprendendo!

A forma que mais utilizo para aprender é ouvir podcasts e audiolivros. Eles me fornecem informação que não é visual, e portanto não exigem um momento especial do dia. Vídeos são muito legais, mas não têm como assisti-los enquanto está dirigindo, por exemplo. Por outro lado, o tempo perdido no trânsito pode causar muita ansiedade se você parar pra pensar em tudo o que poderia estar fazendo. É por isso que estou sempre acompanhando algum podcast sobre um conteúdo que eu tenha interesse e goste muito. Eu estou aprendendo, e dessa forma o trânsito não me estressa, porque estou “ganhando” esse tempo para me informar.

O Spotify tem uma série de podcasts interessantes. Uma boa dica é procurar assuntos que sejam atrativos para você. Não produza conhecimento apenas por obrigação. A gente tem que querer aprender para que seja um momento leve, prazeroso.

A possibilidade de se informar em momentos que seriam ocupados para pensar em nada de interessante é maravilhosa e deixa a gente menos estressado e ansioso. Espero que essa dica ajude você a otimizar o tempo para aprender cada vez mais, de uma forma descontraída e divertida.

Escrever comentário sobre Dicas para Aprender mais Rápido | Sem tempo para Estudar?