Todo mundo tem seus pontos fracos e é importante conhecê-los para poder melhorar. Mas para sua estratégia de comunicação, em redes sociais ou presencialmente, o desafio é que eles passem despercebidos. Quer saber como? Confira uma técnica com dois passos super simples que vai te ajudar muito!

Antes de aplicar qualquer técnica para disfarçar os gaps da empresa, é importante entender a diferença entre pontos fracos e erros.

ERRO = engano, falha: você precisa se desculpar independente da justificativa

PONTO FRACO = percepção ruim frente a um referencial

Diferente de um erro que precisa ser corrigido imediatamente e sem rodeios, pontos fracos são fragilidades e inseguranças que você tem em comparação com a concorrência, seja do ponto de vista pessoal, como em uma entrevista de emprego, ou no âmbito profissional, em uma negociação comercial, por exemplo.

Para entender melhor quais são seus pontos fracos, é imprescindível saber diferenciar opinião e percepção. A opinião é pessoal, uma realidade construída na sua cabeça com base em um conjunto de referências e aprendizados que você mesmo tem como bagagem, já a percepção é como o outro te vê. Saber separar esses dois conceitos é necessário, pois ao misturá-los, isso só gera insegurança e achismo, e ao diferenciá-los, você para de levar tudo para o lado pessoal e começa a racionalizar as críticas.

Com os pontos fracos muito bem definidos, saiba como disfarçá-los com essa técnica simples de dois passos:

Não fale a respeito de suas fraquezas

Parece óbvio, mas muitas empresas chamam a atenção justamente para aquilo que não querem que o público note. Por isso, se possível, não fale a respeito do assunto em sua pauta.

  • Mas Camila, essa informação é muito importante para o meu público!

Caso realmente surja o tema, responda de forma objetiva e sincera sobre seus pontos fracos, mas seja breve. Com o tempo cada vez mais escasso, prefira focar na segunda etapa da técnica.

Chame a atenção para os seus pontos fortes

Com autoconhecimento, estudo de público e de mercado, você encontrará a percepção sobre seus pontos fortes, que são seus diferenciais. A partir desse entendimento, canalize sua energia naquilo que você faz de melhor!

Com um discurso alinhado sobre os aspectos que você quer destacar, fica muito mais fácil encerrar o assunto sobre os pontos de atenção ou fazer com que ele sequer surja na comunicação. O ideal é que sua empresa comunique tão bem o que faz de melhor, que a atenção fique somente no que quer destacar.

Espero que essa dica rápida melhore sua estratégia de comunicação e te traga mais segurança para alcançar o máximo potencial nos negócios. Até a próxima!

Escrever comentário sobre Como disfarçar pontos fracos | Técnica com dois passos