PRIMEIRO EMPREGO

Se você está em busca do primeiro emprego em Marketing, existem algumas dicas que podem te ajudar a entrar nesse mercado de trabalho, que apesar de competitivo, oferece muitas possibilidades a quem tem conhecimento e diferenciação.

A maioria dos cargos voltados a quem está começando na área consistem em atividades operacionais, como a produção de conteúdos e configuração de anúncios. Portanto, mesmo que seu objetivo seja trabalhar com estratégia e gestão, entenda que precisará pôr a mão na massa no início.

Não se preocupe em iniciar ocupando de cara um cargo estratégico. Concentre-se em descobrir o que você gosta de fazer e buscar crescer sempre em direção ao seu objetivo. Essa perspectiva não serve para ficar ansioso ou impaciente, mas para visualizar onde você quer chegar para saber por onde começar.

Comportamento

Para entrar no mercado de trabalho é importante entender que o profissional de marketing precisa ter duas características: curiosidade e atitude.

É através da curiosidade que a gente aprende, e nesse mercado que muda o tempo todo, a vontade de saber mais precisa ser constante.

Já a atitude é o que transforma a curiosidade em ação, afinal não basta saber, é preciso implementar, demonstrar interesse e disposição em gerar resultados.

Certificação

Ser um profissional certificado é, sem dúvida, um grande diferencial para o seu currículo, pois não é você quem dirá que domina determinada ferramenta, mas sim as empresas reconhecidas pelo mercado atestando suas habilidades.

A certificação é uma espécie de prova, gratuita ou muito acessível, que é feita de forma online e pode ser repetida quantas vezes forem necessárias para sua aprovação. É disponibilizada por organizações importantes, como Google e Facebook, o que traz um peso diferente para suas qualificações.

Outro ponto positivo das certificações é que elas sempre levam em conta as demandas do mercado de trabalho, então ao visualizar, por exemplo, as que o Google está disponibilizando, você consegue entender para onde o mercado está se encaminhando, ou seja, que tipo de oportunidades estão sendo abertas.

Seguem algumas plataformas para obter suas certificações:

Experiência

A reclamação de que as empresas só querem dar emprego para quem já tem experiência é muito comum de quem está em busca do primeiro emprego, mas existe uma prática pouco vista por aqui que é super comum nos EUA: criar suas próprias oportunidades.

Logo que começam a faculdade, os norte-americanos já buscam alguém da família, amigos ou até mesmo uma ONG para desenvolver projetos relacionados ao que estão estudando, mesmo que sejam trabalhos voluntários.

Ao final da formação, eles já chegam ao mercado de trabalho com uma série de experiências no currículo, e com recomendações dessas pessoas que toparam se tornar seus primeiros clientes e de fato tiveram resultados.

Esse mindset é importante tanto para construir seu currículo quanto para se sair bem em uma entrevista de emprego: não foque na oportunidade que a empresa pode te dar, e sim no que você trará de resultado a ela. Ao entender isso, fica muito mais fácil compreender e defender sua importância para o mercado.

Percepção

Mais do que ter conhecimento, você precisa ser percebido como alguém que entende do assunto. Isso tem a ver com a característica da atitude, sobre a qual falamos antes. É preciso demonstrar que você estuda e tem interesse em pesquisar o que ainda não sabe, e para isso, existem várias plataformas gratuitas que fornecem materiais e cursos rápidos e focados em assuntos específicos.

Espero que você tenha gostado dessas dicas e possa aproveitá-las em sua busca pelo primeiro emprego. Desejo muito sucesso ao longo de sua carreira!

Escrever comentário sobre Como conseguir o primeiro emprego em Marketing Digital | Dicas