Tenho o costume de acompanhar os meus resultados no Instagram sem me ater às métricas da semana ou do mês, mas sim refletindo sobre o que mudou em longo prazo. Após essas análises eu cheguei a conclusão de que cometi diversos erros no decorrer do tempo e esse conteúdo foi criado com o intuito de você não cometer os mesmos erros e começar a ter melhores resultados.

  • Não me posicionava

 

Um dos erros era a falta de posicionamento, de mostrar o que de fato eu acreditava e mesmo fazendo um marketing bem feito, ele era pasteurizado por não ter a minha identidade nele, fazendo com que eu perdesse oportunidades ótimas. O motivo de eu não me posicionar no passado leva ao segundo erro da lista.

  • Medo de desagradar

 

Justamente pelo medo de desagradar parte do público, eu não me posicionava e deixava de discutir assuntos importantes. Esse medo liga ao Marketing pasteurizado, que mesmo com um conteúdo rico, não gera identificação, claro que ao se posicionar, imediatamente pessoas irão se desagradar, mas o foco deve ficar nas pessoas que se identificaram e continuarão acompanhando o conteúdo.

  • Só olhava o resultado quantitativo

 

No passado eu olhava apenas para o aumento de número de seguidores e curtidas, ficava me comparando com os outros e acabava deixando de lado o resultado qualitativo, uma mensagem na DM ou um comentário. São os resultados qualitativos que mostram as pessoas que realmente investem o tempo delas para apreciar o conteúdo, aprender com ele e interagir com quem o fez.

 

O resultado desse erro foi desânimo ao olhar os números, por ver que não aumentava rápido da maneira que eu queria e ficava preocupada com os outros que poderiam estar ganhando mais que eu.  Com essa perspectiva de ir rápido eu ficava frustrada e deixava de produzir conteúdos. Hoje, com outra visão, eu vejo que além de seguidores, tenho pessoas que me acompanham e sinônimo de qualidade é interação verdadeira.

 

Cabe dizer que não é necessário fechar os olhos para alguma métrica, mas se ela for um gatilho para acabar com sua inspiração, o ideal a se fazer é deixá-la mais de lado e focar na qualidade.

  • Não tinha consistência

 

Eu tinha altos e baixos no Instagram por diversos motivos e isso atrapalhava muito o ritmo das minhas postagens. A maneira para consertar isso foi agir nas causas desses problemas. No meu caso eu percebi que tinha que criar espaço na agenda para criar os conteúdos, pois sempre encaixava o Instagram no meio de algo, seja durante o almoço, na hora de dormir ou em momentos com os amigos, isso tudo fazia com que eu não aproveitasse diversos compromissos, especialmente os horários de lazer. Determinar um tempo específico para cuidar dos assuntos da plataforma ajudou demais. 

 

Algo que também fiz e que pode ajudar na consistência é delegar funções a determinadas pessoas. Por mais que eu não tivesse dinheiro na época, motivo que acabam utilizando como motivo para não delegar, assim que comecei a fazer isso, eu passei a ter esse dinheiro.

  • Não compartilhava minha experiência pessoal.

 

O motivo que eu dava para não compartilhar minhas experiências com determinados assuntos era por ter o sentimento de que todos já haviam falado sobre, de que seria apenas mais uma repetindo o óbvio, mesmo que fosse uma novidade que tivesse acabado de surgir. Eu até hoje não tenho esse ponto forte para ser a primeira a falar sobre os assuntos, mas em compensação eu explico bem e vivo a situação verdadeiramente, fazendo o meu conteúdo ter a minha validação e com uma perspectiva mais aprofundada, mas isso leva tempo, fazendo com que outros lancem o conteúdo antes de mim.

 

O meu erro foi querer ir contra a minha natureza e tentar ser a primeira a trazer os conteúdos a qualquer custo, até que uma colega da minha equipe me falou que mesmo que eu tivesse a impressão de que estaria falando o que todos já falaram, não significa que todo mundo acompanha os perfis que eu acompanho ou gosta das explicações das outras pessoas e seria interessante eu contar a minha versão sobre cada conteúdo. 

 

A partir daí, eu topei o desafio e junto disso as pessoas começaram a ver a minha validação nos materiais e se interessaram cada vez mais pela minha forma de ver e explicar as coisas. Desse modo, mesmo que muitos já falaram, nenhum falou do meu jeito ou viveu a minha experiência e assim, sempre me comprometendo com a qualidade, apenas eu terei esse lugar.

 

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