DELEGAR MARKETING

Hoje vou responder uma dúvida super frequente por aqui: quando fazer, terceirizar ou delegar marketing digital na minha empresa?

Com a crescente importância das redes sociais nas estratégias de marketing, está ficando cada vez mais desafiador, especialmente para quem empreende e desenvolve uma série de tarefas importantes, acompanhar as constantes mudanças e garantir a presença digital da sua empresa.

Quando as mídias eram offline, a terceirização era muito mais aceita e era comum buscar um parceiro para desenvolver um cartão de visita ou outdoor, por exemplo. A empresa que não confiava em especialistas ou contratava alguém para essa parte, acabava não adotando ações de marketing e dependia mais do boca-a-boca para vender.

Em tempos de mídias digitais, com todo mundo tendo um celular em mãos, o marketing digital já não é uma tendência, é uma realidade para maioria das empresas e consumidores. Como as redes sociais e o Google em si são tão acessíveis, alguns empreendedores ficam em dúvida sobre investir em alguém da equipe ou terceiro para gerenciar os perfis da empresa, ou deixar essa  tarefa para si mesmo. Se essa é sua dúvida, tenho algumas perguntas para auxiliar a tomar essa decisão:

  1. Qual o seu foco?

Por desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo, você precisa ter clareza sobre o que focar na sua agenda de trabalho. Se sua prioridade é garantir o alinhamento de estratégias comerciais, supervisionar as vendas do setor comercial ou qualquer outra tarefa de gestão, o marketing digital, especialmente falando em conteúdo, não será prioridade na sua agenda e ficará sempre por último.

Uma presença digital que traga resultados precisa ter constância e estar alinhada ao mercado e às necessidades dos clientes. Considerando todas as suas atividades prioritárias, talvez seja uma boa começar a pensar em ter um parceiro ou delegar essa função a alguém da equipe que não tenha as mesmas responsabilidades que você.

  1. Quanto vale seu tempo?

Essa segunda pergunta tem tudo a ver com foco. Se sua prioridade é fechar um grande projeto, correr atrás das metas comerciais ou qualquer outra tarefa que gere resultados financeiros, talvez você perca tempo se deixar de investi-lo nessa atividade para escrever um post.

Nesse sentido, é importante mensurar quanto custa para a empresa se você contratar alguém versus quanto do seu tempo você está gastando para desempenhar essa função.

  1. O quanto você gosta de marketing digital, redes sociais e tecnologia?

Muitas vezes escuto de vocês coisas como “eu detesto o Instagram, mas é tão importante hoje em dia, né?”

Quando a gente não gosta do que faz, não deposita o carinho e a atenção que aquela atividade merece, e aí fica difícil ter consistência e disciplina e fazer das publicações um hábito. Por isso vale refletir. Se você realmente não curte redes sociais, pode ser melhor delegar essa tarefa a quem ama o que faz e investir o seu tempo e foco no que realmente se identifica.

  1. O quanto você está atualizado a respeito de tecnologia e comportamento?

Entender o comportamento das pessoas nas redes sociais e estar por dentro das atualizações é importante para garantir um bom trabalho. Talvez você não tenha essas duas habilidades, mas pode unir forças com alguém que te complete nesse sentido. Se você, por exemplo, não entende de ferramentas de marketing digital mas conhece muito bem seu consumidor, e tem alguém na equipe ou um parceiro especialista em tecnologia, essa sinergia entre estratégia e execução pode ter muito sucesso.

  1. O quanto você está preparado para acompanhar e controlar o que é produzido?

Se você chegou até aqui pensando seriamente em contratar alguém, entenda que não se pode confundir delegar com “estar nem aí” para as redes sociais da sua empresa.

Mesmo que outra pessoa ou equipe assuma essa função, você precisará estar envolvido para saber o que pedir e controlar o que você recebe. Por isso é interessante estudar um pouco sobre essa vertente e entender como medir os resultados e interpretar os relatórios de métricas.

Com essas perguntas respondidas, espero que fique cada vez mais fácil avaliar se você mesmo vai gerenciar o marketing digital da empresa ou buscará alguém qualificado para assumir essa parte. Se a escolha for pela segunda opção, fica aqui uma dica bônus para fechar: tenha confiança e efetivamente passe o bastão a quem for direcionar a tarefa, porque ter autonomia e liberdade para executar é um ponto bem importante para o sucesso.

Escrever comentário sobre Marketing Digital e Redes Sociais | Fazer, Delegar ou Terceirizar