Tendências de BRANDING para 2023 | Estratégias e Oportunidades

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No mundo do marketing é fundamental acompanhar as tendências para manter sua marca em evidência. Por isso, hoje vamos falar sobre três tendências de marketing com foco em branding que você precisa dominar para gerenciar seu negócio de forma eficaz, justamente porque uma tendência é a antecipação dos desejos do melhor especialista de marketing que qualquer empresa tem: seu consumidor.

 

1 – Conexão emocional

A primeira tendência é a conexão emocional, que é um indicador chave para a gestão de qualquer negócio. Quando um consumidor se conecta emocionalmente com uma marca, ele se torna mais engajado e fidelizado, aumentando em até três vezes seu valor vitalício. Além disso, consumidores engajados têm uma chance muito maior de falar bem da marca e recomendar seus produtos para amigos e familiares.

 

Para medir e gerenciar essa conexão emocional, é importante estar atento a três indicadores essenciais: atenção, engajamento e sentimento. 

 

  1. Atenção: O conteúdo deve ser capaz de gerar um “efeito parada”, captando a atenção do consumidor enquanto utiliza as redes sociais e gerando uma resposta emocional positiva que estabeleça um diálogo e mantenha a conexão com a marca.

 

  1. Engajamento: Após chamar a atenção do potencial consumidor, é necessário que o conteúdo gere uma resposta emocional, mantendo a pessoa interessada na marca a um nível mais profundo.

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  1. Sentimento: Engajamento por si só não significa resultado, porque você pode ter milhares de pessoas engajadas falando mal da marca. Por isso o conteúdo deve gerar uma resposta emocional positiva em quem o acompanha, pois assim a fidelização ocorrerá de maneira natural.

 

As marcas que conseguirem ter inteligência analítica para tomar decisões, mas que também estão prontas para entender o aspecto emocional gerado no consumidor, estarão mais preparadas para manter um público fiel.

 

2 – Ativismo

A segunda tendência é o ativismo, ou seja, a capacidade de fazer aquilo que você fala e ser coerente com os valores e propósitos da sua marca. Isso é especialmente importante para os consumidores mais jovens, que tendem a escolher marcas com as quais se identificam com as causas e que possuem valores e propósitos alinhados aos seus. Quando esse tipo de consumidor – que será a maioria do mercado em alguns anos – vê uma marca indo contra seus valores, é bem provável que ele deixe de consumir seus produtos/serviços.

 

Para ser um ativista efetivo, é importante que a marca tenha consistência ao comunicar aquilo que acredita, levantando causas e defendendo-as de forma clara, objetiva e concisa. Para isso, ela deve seguir três critérios:

 

  1. Fácil de identificar: O primeiro critério importante é que a causa defendida pela marca deve ser visualmente clara. Isso significa que a causa deve ser facilmente identificável por meio da comunicação visual da empresa. É importante que a causa seja claramente representada e que o público entenda o que a marca está defendendo.

 

  1. Clareza: A marca deve ter uma mensagem clara e concisa sobre a causa que defende. Isso significa que a empresa deve ser capaz de comunicar sua mensagem em poucas palavras, sem deixar espaço para interpretações equivocadas. Quanto mais clara for a mensagem da marca, mais fácil será para o público entender a causa que a marca defende.

 

  1. Envolvimento: A marca deve estar ativamente envolvida com a causa que defende.e deve ter conhecimento dos anseios, medos e expectativas do cliente para conseguir envolvimento verdadeiro.

 

Além disso, a marca deve ter porta-vozes que tragam humanização e gerem uma conexão emocional com o público. Veja abaixo um exemplo de causa defendida de maneira direta e clara por uma empresa de maquiagem, defendendo a ideia de que todos podem usar sem serem julgados:

3 – Uso da tecnologia

A terceira tendência é o uso da tecnologia para coletar e analisar dados escaláveis de forma sistemática e organizada. Isso permite gerar maior personalização e percepção de valor para os consumidores, além de tomar decisões mais rápidas e eficazes para otimizar a jornada de compra.

 

Duas frentes são especialmente importantes nesse sentido: aplicativos e assistentes de voz que permitem captar dados de comportamento do consumidor de forma mais natural e intuitiva, identificando os produtos e ativos que mais atraem sua atenção. Outras estratégias que utilizam Inteligência Artificial incluem os preços dinâmicos e a mídia programática, que permitem que a marca apareça em contextos relevantes para o público. 

 

Como exemplo disto temos a Netflix, que recomenda novos filmes e séries a partir do interesse que o consumidor tem dentro da plataforma. Já os preços dinâmicos estão em ferramentas que permitem a variação dos preços de acordo com a demanda, ajustando-os em tempo real para garantir a melhor relação custo-benefício para o anunciante. Agências de turismo têm grandes vantagens com esse tipo de tecnologia que gera mais controle e certeza de quanto cobrar.

 

Outras tecnologias como o Chatbot permitem que as empresas atendam seus clientes em grande escala, ajudando-os com lembretes, dicas e na resolução de problemas ao efetuar uma compra e mesmo que seja apenas respostas programadas, é possível construir um chatbot humanizado, que se comunique da maneira que a marca deseja. 

 

Essas três tendências estão todas conectadas pela importância da conexão emocional com o público. Para gerenciar um negócio de forma eficaz é preciso unir a análise de dados e a tecnologia com a humanização, a empatia e a coerência com os valores e propósitos da marca. Fique atento às tendências e mantenha sua marca em evidência!