Está com bloqueio criativo no Instagram e não sabe sobre o que falar na rede social? Aqui estão 3 ferramentas gratuitas que vão te tirar dessa situação e trazer muitas inspirações para colocar em prática.
- Google Trends
Essa é uma ferramenta gratuita do próprio Google que compila as buscas realizadas em um determinado período e em uma determinada localização geográfica. Você pode selecionar todo o Brasil ou então a localização geográfica mais comum do seu perfil no Instagram que você encontra na parte de informações e métricas para quem tem conta comercial ou de criador de conteúdo. Ao acessar o Google Trends, inclua os termos relativos à sua atuação e assim o Google apresenta as buscas mais comuns e assuntos mais comentados. Essa é uma excelente forma de entender as dúvidas das pessoas e qual o tipo de conteúdo que elas estão buscando saber mais. Toda busca é uma intenção! Utilize essa ferramenta do Google para gerar conteúdo assertivo.
- Answer the public
No meu curso online de Instagram para marcas e profissionais tenho um tutorial completo de como usar essa ferramenta gratuita, então vale a dica para se inscrever. O Answer the public compila as informações do Google Trend de uma forma mais visual e interessante. Ao colocar os termos da sua estratégia na busca no site, eles aparecerão de forma agrupada através de questões chaves: ‘’como’’, ‘’quando’’, ”por quê”. A dica é que você abra essa ferramenta no notebook ou computador, pois assim conseguirá visualizar um verdadeiro mapa mental onde haverão diversas inspirações e dicas para que você gere conteúdo a partir dos termos de interesse.
- Box/caixinha de pergunta
Se por acaso você coloca a caixinha no Instagram Stories e ninguém responde, seja mais específico e instigue as pessoas a respondê-la. Comece com um story sobre um determinado tópico e faça uma conexão com seus seguidores sobre esse assunto. Não é nada interessante simplesmente abrir a caixinha e pedir pra pessoas mandarem suas dúvidas, pois seu usuário dificilmente vai se conectar e acabará saindo.
Através de um storytelling bem interessante, você pode conduzir seu público a emergir cada vez mais a ponto de ter dúvidas e fazer perguntas. Ao especificar o assunto, deixe claro também que está disposto a responder perguntas de outros âmbitos, assim as pessoas se sentirão confortáveis para te perguntar qualquer coisa. Algumas dessas dúvidas irão abrir novos caminhos e te fazer pensar em conteúdos que você nem imaginava antes.
Através dessa ferramenta você também consegue fazer um termômetro de perguntas repetidas, indicando que aquilo é a dúvida mais frequente e provavelmente de mais pessoas. Se você não recebe muitas perguntas, utilize o que você recebeu e faça a pauta render através do que você tem no momento.
Lembre-se de trazer o seu olhar sempre para a oportunidade e crie conteúdo de acordo com a sua realidade. Foque na abundância e não na escassez. Uma única pergunta pode render diversos assuntos se você focar nas coisas certas. Essas ferramentas estão ao seu alcance de forma gratuita e é extremamente válido usá-las a seu favor. Espero que esses recursos te ajudem a alcançar resultados excelentes.