É muito difícil falar de Marketing Digital sem falar de ferramentas e plataformas. A grande sacada é entender que a ferramenta é o que menos importa, a diferença é o que você faz com ela!
Assim como qualquer mídia social ou produto, o Tumblr foi primeiramente adotado por inovadores. Os temas descontraídos e de humor dominaram a rede. Agora, essa mídia social começa a ser vista como uma ferramenta de negócio para empresas e marcas.
Segundo o Google Trends, esse é o gráfico do volume de buscas pelo termo “tumblr” desde 2008, no Brasil:
A pergunta que não quer calar é: Como estruturar um Tumblr de sucesso para uma empresa, adotando estratégias de Marketing Digital?
Mecânica da Rede:
O tumblr é minimalista e simples. Uma espécie de blog focado em imagens, com textos curtos. Nessa rede, você pode seguir e ser seguido por outros perfis e reblogar (parecido com o RT do Twitter). Só.
Para quem quer entender mais a fundo e criar um perfil sem crises, sugiro esse tutorial sobre como criar um Tumblr, com passo a passo.
Público Alvo:
De acordo com a própria plataforma, existem 76 milhões de blogs criados. O CEO, David Karp, afirma que metade da audiência do serviço, que recebe 2 bilhões de visitas mensais de brasileiros, possuem até 34 anos. Com a maturidade alcançada por essa rede social, esse perfil deve mudar. Imagens são universais, para qualquer idade.
Objetivos e Usos:
As escolhas que vão delimitar o ecossistema social de uma marca e, por consequência, a escolha das mídias sociais são sempre baseadas na estratégia empresarial adotada.
Temos alguns cases legais que mostram a variedade de possibilidades para as empresas e marcas nessa rede social.
No exemplo abaixo, uma inspiração para marcas que vendam saúde e bem estar. O BKFST Tumblr é um agregador de imagens com o tema “café da manhã”. É lindo!
Um outro objetivo bastante comum das empresas que usam o Tumblr como canal é o branding. Este artigo da Mashable fala sobre isso e dá mais dicas sobre o tema.
A marca esportiva Nike e a marca de luxo Marc Jacobs exploram essa vertente em seus perfis oficiais. Uma ideia bacana é utilizar as categorias, como em um blog. No Tumblr na Nike, esse recurso é muito bem utilizado para diferenciar as linhas de produto (running, basquete, futebol, etc.).
Uma ideia totalmente aplicável é o uso da rede social como Portfolio ou Flyer Digital. Se você é fotógrafo, designer, ilustrador ou arquiteto pode se beneficiar dessa ideia! Aqui, o cuidado é com a criação de tags.
Essas etiquetas do conteúdo são muito bem indexadas pelos motores de busca e vão facilitar a encontrabilidade do seu trabalho. No exemplo, o tumblr do fotógrafo Vitor Berti:
O supermercado C-Town criou um Tumblr para cumprir o papel de flyer digital, onde estão fotos dos produtos com ofertas. Pessoalmente, não gosto do layout, mas acho a sacada genial!
Não dá para escrever sobre Tumblr sem citar o maravilhoso “Como eu me sinto quando” (CEMSQ), um blog que retrata situações cotidianas com gifs animados. É apaixonante! Acho essa dica legal para os publicitários, já que criatividade é pré-requisito na profissão! Para quem é criativo por natureza, fica a ideia de lançar um projeto inovador e lucrar com publicidade. O CEMSQ é o terceiro Tumblr mais acessado do mundo!
Para fechar, uma apresentação cheia de dicas e cases para pequenas e médias empresas, que eu encontrei vasculhando o Slideshare :)
Tumblr Para Pequenas e Medias Empresas
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