Apenas 47% das empresas fazem Social Media Marketing, mas 78% de seus executivos consideram as estratégias em mídias sociais fatores críticos de sucesso. Too busy for Social Media?
A Business Insider traz um artigo muito legal falando sobre esse paradigma. Dá pra agir sempre igual e esperar resultados diferentes? A resposta parece óbvia, mas a verdade é que o dia a dia engole os gestores e funcionários e pensar de maneira holística vira privilégio de empresas que possuem times dedicados exclusivamente ao tema.
Se a sua empresa passa pelo mesmo dilema, aqui vão algumas dicas:
1. A estratégia nunca é de Social Media. Ela é sempre da empresa! Decida o que quer e onde quer chegar e deixe que essa estratégia permeie suas ações em seus perfis nas mídias sociais.
2. Não queira abraçar o mundo! Criar engajamento é isso: comece montando um perfil no Twitter, em seguida estruture o Linkedin, inicie uma FanPage… Em um universo de mais de 100 mídias sociais, há muito o que fazer!
3. Defina um responsável. Alguém curioso, comprometido e responsável. Você não chamaria um estagiário para falar sobre sua empresa em uma entrevista no Jornal Nacional, não é?!
4. Conteúdo!! Nada de “bom diaaaaa” como interação principal em sua FanPage. Aliás, use-as. Perfis são para amigos. Aqui tem um post que fala sobre isso.
5. Ação – estruture um cronograma e seja disciplinado. Vale a pena montar uma política de respostas (aos elogios, sugestões e reclamações) e compartilha-la com todos os funcionários. Lembre-se: uma telefonista é tão importante na manutenção de um cliente quanto o presidente, ok?
6. Monitore! Tenha métricas, conheça o número de interações e use softwares de monitoramento de marcas em mídias sociais, podem ser pagos ou gratuitos. O importante é ir além da @…
A sua empresa é engajada? Produz conteúdo para clientes? Ou está ocupada demais?
Foto de capa por Loic Djim