Marketing para mídias sociais: SAC 2.0

Confira em

SAC, ou Serviço de Atendimento ao Consumidor, é um canal de comunicação entre a empresa e seus clientes.

Apesar de ser um esforço estratégico, a grande maioria das empresas encara o SAC como uma questão operacional, gerando o cenário que observamos no dia a dia: call centers com atendentes despreparados, sistemas desintegrados, demora, ineficiência…

Onde o 2.0 entra nisso tudo?!

O antigo processo no qual o cliente reclama/sugere/pergunta e a empresa responde mudou, especialmente por causa das mídias sociais. Fórmula mágica: (cliente fala + empresa fala + outros clientes acompanham)i

Esse i – que eleva toda a equação – é a interatividade, o diálogo estabelecido entre marcas e consumidores. É a mensagem, que vai e volta, tornando cada um de nós uma mídia, um veículo viralizador de conteúdo.

Ao estar oficialmente em qualquer mídia social, uma empresa já está em um canal de SAC 2.0. Quando a marca coloca um manual dentro do Slideshare, ela está solucionando dúvidas de consumidores. Ao responder uma reclamação em sua FanPage, ela está comunicando uma posição sobre a crítica. Em um perfil no Twitter, estabelecendo um canal de Ouvidoria.

Ao monitorar essas citações, sejam elas com elogios, dúvidas ou críticas, a empresa estará fazendo SAC 2.0 ativo, indo além da necessidade que o cliente busque um canal oficial – esteja ele na web ou em um call center. Adendo:  já houve um tempo em que as cartas eram utilizadas para isso!

Ora, se o cliente pergunta no Yahoo Respostas sobre o seu negócio, não seria papel da empresa orienta-lo?

Foto de capa por William Iven

plugins premium WordPress

Alexandre Almeida

Estrategista de Marketing

Outras Especialidades

Gerenciamento de Projetos

Apresentação

Sou estrategista de marketing, especializado em gerenciamento de projetos. Atuo tanto com empresas tradicionais quanto com infoprodutores — ajudando a organizar processos, posicionar marcas e estruturar estratégias que sustentam o crescimento. Ao longo dos últimos 11 anos, estive presente desde a construção e lançamento de produtos digitais até a implementação de processos de marketing na indústria, sempre com foco em resultado, propósito e diferenciação. Meu trabalho começa com escuta ativa, passa por investigações profundas e decisões estratégicas viáveis, e termina com uma direção prática — porque marketing, pra mim, é tanto ciência humana quanto ciência exata.