MENTIRAS SOBRE INSTAGRAM | ABRINDO O JOGO COM VOCÊS

Confira em

Existem muitas “fórmulas mágicas” espalhadas pela internet para ter sucesso no Instagram e elas quase sempre são nada mais que ilusões, envolvendo dicas que demandam muito esforço para resultados que nem são consistentes. Aqui o marketing é verdadeiro, por isso, abrirei o jogo com vocês sobre as principais mentiras que contam sobre a ferramenta.

 

O grande problema com essas fórmulas é que ao notarmos que não estamos tendo resultados efetivos, começamos a ter pensamentos negativos quanto a nossa performance, como se nós estivéssemos fazendo algo errado ou não tivéssemos nada bom a oferecer. Um exemplo é quando provamos uma roupa que não serve e ao invés de pensarmos que a roupa não é adequada, culpamos a nós mesmos e o nosso corpo, temos que parar com essa lógica! O pensamento ideal para seguir é de que nosso negócio é soberano e é necessário possuir estratégias que respeitem nosso ramo. Partiremos agora para algumas mentiras sobre o Instagram:

 

  • Engajamento é igual a resultado

Engajamento muitas vezes é reflexo de um conteúdo popular, algo apelativo que chama a atenção e que retém as pessoas por mais tempo, porém, não significa que com um alto engajamento se terá resultados equivalentes. O engajamento não deixa de ser uma métrica relevante, continuamos precisando dele, no entanto, a sua busca a qualquer preço tornará o conteúdo vazio.

 

  • Entreter é igual a resultado

Foi criado e é muito compartilhado o estigma de que para conseguir resultados é necessário produzir um conteúdo com alto teor de entretenimento, mas essa é outra mentira. Cada negócio tem seus aspectos e alguns deles são mais sérios e requerem conteúdo a sua altura, não significa que o conteúdo deve ser maçante, mas sim que emane o sentimento de seriedade e autoridade, como por exemplo, um advogado. 

 

Nesses casos que demandam autoridade, quando forçada a barra do entretenimento, uma consequência negativa vem junto que é a desmotivação. Vejo muitas pessoas reclamarem por não terem resultados efetivos e isso ocorre pela falta de um método sob medida, de um modelo adaptável para produzir seus conteúdos.

 

  • Resultado é igual a publicar muito

Essa mentira é muito contada e muito acreditada, existe um pouco de verdade nela, pois o Instagram é uma plataforma onde as marcas disputam pela atenção dos clientes, contudo, publicar em exagero não é uma fórmula exata que dará certo, isso apenas trará frustração.

 

Não significa que devemos ser perfeccionistas e postar somente quando tudo estiver em perfeito estado, mas é preciso analisarmos o conteúdo olhando como marcas e profissionais, passando o sentimento de profissionalismo e de que somos a melhor opção. Com postagens excessivas e vazias, os objetivos não serão alcançados. Esse erro levará você novamente ao sentimento de incapacidade e vulnerabilidade comentado no começo do texto e ocorrerá pelo motivo de tentar incluir na sua estratégia algo não feito sob medida e não aplicável para a sua realidade. 

Se você quer passar a aplicar estratégias sob medida para seu negócio, continue acompanhando os conteúdos e fique atento às mentiras que irão magicamente mudar seus resultados. Meu curso Instagram para Marcas está com lista de espera aberta. Se joga para deixar o seu contato e receber em primeira mão o aviso sobre a abertura da próxima turma!

plugins premium WordPress

Alexandre Almeida

Estrategista de Marketing

Outras Especialidades

Gerenciamento de Projetos

Apresentação

Sou estrategista de marketing, especializado em gerenciamento de projetos. Atuo tanto com empresas tradicionais quanto com infoprodutores — ajudando a organizar processos, posicionar marcas e estruturar estratégias que sustentam o crescimento. Ao longo dos últimos 11 anos, estive presente desde a construção e lançamento de produtos digitais até a implementação de processos de marketing na indústria, sempre com foco em resultado, propósito e diferenciação. Meu trabalho começa com escuta ativa, passa por investigações profundas e decisões estratégicas viáveis, e termina com uma direção prática — porque marketing, pra mim, é tanto ciência humana quanto ciência exata.