Existem muitas “fórmulas mágicas” espalhadas pela internet para ter sucesso no Instagram e elas quase sempre são nada mais que ilusões, envolvendo dicas que demandam muito esforço para resultados que nem são consistentes. Aqui o marketing é verdadeiro, por isso, abrirei o jogo com vocês sobre as principais mentiras que contam sobre a ferramenta.
O grande problema com essas fórmulas é que ao notarmos que não estamos tendo resultados efetivos, começamos a ter pensamentos negativos quanto a nossa performance, como se nós estivéssemos fazendo algo errado ou não tivéssemos nada bom a oferecer. Um exemplo é quando provamos uma roupa que não serve e ao invés de pensarmos que a roupa não é adequada, culpamos a nós mesmos e o nosso corpo, temos que parar com essa lógica! O pensamento ideal para seguir é de que nosso negócio é soberano e é necessário possuir estratégias que respeitem nosso ramo. Partiremos agora para algumas mentiras sobre o Instagram:
- Engajamento é igual a resultado
Engajamento muitas vezes é reflexo de um conteúdo popular, algo apelativo que chama a atenção e que retém as pessoas por mais tempo, porém, não significa que com um alto engajamento se terá resultados equivalentes. O engajamento não deixa de ser uma métrica relevante, continuamos precisando dele, no entanto, a sua busca a qualquer preço tornará o conteúdo vazio.
- Entreter é igual a resultado
Foi criado e é muito compartilhado o estigma de que para conseguir resultados é necessário produzir um conteúdo com alto teor de entretenimento, mas essa é outra mentira. Cada negócio tem seus aspectos e alguns deles são mais sérios e requerem conteúdo a sua altura, não significa que o conteúdo deve ser maçante, mas sim que emane o sentimento de seriedade e autoridade, como por exemplo, um advogado.
Nesses casos que demandam autoridade, quando forçada a barra do entretenimento, uma consequência negativa vem junto que é a desmotivação. Vejo muitas pessoas reclamarem por não terem resultados efetivos e isso ocorre pela falta de um método sob medida, de um modelo adaptável para produzir seus conteúdos.
- Resultado é igual a publicar muito
Essa mentira é muito contada e muito acreditada, existe um pouco de verdade nela, pois o Instagram é uma plataforma onde as marcas disputam pela atenção dos clientes, contudo, publicar em exagero não é uma fórmula exata que dará certo, isso apenas trará frustração.
Não significa que devemos ser perfeccionistas e postar somente quando tudo estiver em perfeito estado, mas é preciso analisarmos o conteúdo olhando como marcas e profissionais, passando o sentimento de profissionalismo e de que somos a melhor opção. Com postagens excessivas e vazias, os objetivos não serão alcançados. Esse erro levará você novamente ao sentimento de incapacidade e vulnerabilidade comentado no começo do texto e ocorrerá pelo motivo de tentar incluir na sua estratégia algo não feito sob medida e não aplicável para a sua realidade.
Se você quer passar a aplicar estratégias sob medida para seu negócio, continue acompanhando os conteúdos e fique atento às mentiras que irão magicamente mudar seus resultados. Meu curso Instagram para Marcas está com lista de espera aberta. Se joga para deixar o seu contato e receber em primeira mão o aviso sobre a abertura da próxima turma!